
“As famílias do século XXI: perspectivas e desafios” é o tema do Fórum das Famílias que está a ser organizado pelo centro universitário dos jesuítas no Porto (Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola). O encontro decorrerá no dia 7 de Março, durante todo o dia, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e incluirá conversas inspiradoras com especialistas de várias áreas, desde a psicologia, ao direito, passando pela comunicação, bem como testemunhos de famílias.
O Fórum abrirá com uma conversa entre o psicólogo Eduardo Sá e a jornalista Felisbela Lopes que reflectem sobre as perspectivas e desafios das famílias atuais. Segue-se um painel sobre “quem educa, afinal”, que conta com a presença de Joana Taborda da Gama, Henrique Raposo, Margarida Mano e Filomena Gaspar. Na parte da tarde, haverá workshops e testemunhos sobre vários temas: sexualidade, sofrimento, gestão do tempo, tecnologias, namoro, recasados, saúde mental, entre outros. No final do dia, o P. Miguel Almeida, sj fará uma intervenção sobre “As famílias cristãs nos dias de hoje”.
Segundo informa a Agência Ecclesia, o bispo auxiliar do Porto e vogal da Comissão Episcopal do Laicado e da Família, D. Armando Esteves Domingues, dirigiu uma mensagem aos promotores e participantes do Fórum, enaltecendo a “feliz iniciativa” e o trabalho que a equipa de jesuítas e jovens animadores do centro têm desenvolvido ao longo dos 30 anos de existência.
“Porque acontece num ano em que a Igreja em Portugal, com a criatividade dos jovens, famílias, Movimentos familiares e carismas, vem dando prioridade e atenção aos casais jovens. A sociedade precisa de casais de jovens que se preparam, que não se inventam ao sabor de circunstâncias ou momentos”, escreveu.
O prelado dirige-se ainda às famílias para que sejam recolocadas “na linha da frente das grandes reflexões, opções e decisões para que recuperem das forças perdidas e “brilhem nesta nossa sociedade às escuras e tão feita em cacos”.
O encontro requer uma inscrição e respectivo pagamento. Tem serviço de babysitting para as famílias que tenham de levar os filhos.
Mais informações em www.forumdasfamilias.com/
(inf: Ponto SJ)