“Fonte de vida para todos”: Conselho Diocesano Pastoral prepara próximo ano pastoral dedicado à Eucaristia

Para refletir sobre a programação do próximo ano pastoral, com especial incidência no sacramento da Eucaristia, reuniu o Conselho Diocesano de Pastoral, sob a presidência do bispo do Porto, D. Manuel Linda, com a presença dos seus bispos auxiliares, no dia 22 de fevereiro, na Casa Diocesana de Vilar.

Após agradecer a presença e trabalho de todos, na palavra de abertura, D. Manuel Linda salientou que o projeto pastoral se enquadra na temática da Iniciação Cristã e da transmissão da fé. Por isso, não se deve reduzir a ação pastoral do próximo ano ao sacramento da Eucaristia, mas situá-lo na missão mais ampla de iniciar na fé a todos. De seguida, foi apresentado o documento de trabalho enviado previamente. A Eucaristia como fonte e centro de toda a vida cristã é a plenitude da iniciação cristã. Todos os restantes sacramentos estão vinculados com a Eucaristia e a ela se ordenam. É deste modo a Eucaristia a fonte e ápice da vida e da missão da Igreja. Para além de fortalecer a nossa comunhão com Cristo, a Eucaristia fortalece e aprofunda o vínculo com a comunidade cristã.

Após os trabalhos de grupo, foram apresentadas as seguintes propostas de ações pastorais para o próximo ano: catequeses sobre a Eucaristia como fonte de comunhão e de missão e atualização do mistério pascal de Cristo; catequeses sobre os vários ritos da celebração da Eucaristia; apresentar a Eucaristia como o momento de oração por excelência que proporciona o verdadeiro encontro com Cristo; valorizar os vários ministérios na celebração da Eucaristia; repensar o número de celebrações da Eucaristia nas comunidades cristãs, pois o excesso de celebrações ao fim de semana pode desgastar o sacerdote e diminuir a qualidade da celebração; repensar o horário das Eucaristias; cuidar dos vários momentos da celebração da Eucaristia; redescobrir a centralidade da Eucaristia na espiritualidade cristã e a necessidade da participação constante nas Eucaristias dominicais; valorizar os tempos de silêncio na Eucaristia como espaços de oração; fazer das homilias um momento de encontro com a Palavra e uma fonte de renovação e crescimento; valorizar a música litúrgica como ato de louvor a Deus; valorizar os momentos de acolhimento antes da Eucaristia e o momento de envio no final; fomentar a espiritualidade eucarística; cuidar do acesso das pessoas com limitações físicas às nossas igrejas e valorizar a comunhão aos doentes.

Na palavra final, D. Manuel Linda referiu que o contributo penitencial da quaresma deste ano na diocese do Porto será destinado, em colaboração com outras instituições, à adaptação de espaços para acolher pessoas em situação de sem abrigo. Lembrou a centralidade da pastoral da juventude e da pastoral da família.

(inf: Conselho Diocesano Pastoral)