CPM 2020: casais aimadores de Penafiel viveram jornada de preparação

Por vezes, é preciso “encher-se de Deus” e cada um e cada uma sair dos seus para ficar a sós com Ele. Os casais animadores do CPM da Paróquia de Penafiel reuniram-se na Casa de Espiritualidade, no Seminário Bom Pastor – Ermesinde, para preparar o início da Caminhada para o Matrimónio dos casais que celebrarão o Sacramento do Matrimónio em 2020.

Havia algo que os distinguia: “o modo como se vive Deus” e a missão que entregou a cada um. Nos dias 31 de janeiro de 2020 e 1 de fevereiro de 2020 ouviram-se testemunhos cujas palavras rasgavam o pensamento. Faziam pensar. Percebia-se que cada casal habitava a sua casa, sem divisões.

Cada um partilhou o interior da sua casa. A casa que deverá ser um espaço aberto no qual cada um entra honestamente, como aprendiz. Neste encontro aprendeu-se a arrumar a casa ao olhar a casa do outro, também. Em cada espaço, Ele foi-se revelando. Um espaço comum. Um espaço que é de todos e para todos. Com o tempo crescem os lugares por onde entra a luz. Ela nunca é igual, dependendo da estação do ano ou do estado do próprio dia. A luz tem os seus efeitos: ora ilumina, ora aquece. Em cada divisão, a luz assenta.

Arrumar a casa ajuda a olhar para trás. Ajuda a perceber que todos somos iguais, mesmo naquilo que nos distingue. A diferença assenta no modo como vivemos. O Construtor conhece a casa por si construída; talvez nós não estejamos a conseguir perceber a sua construção. Uma construção alicerçada pela fidelidade que gera liberdade. Esta liberdade coloca-nos em abertura com o outro, permite construirmo-nos para o outro com o outro. Esta é a chave da porta de Deus.

(inf. Pastoral da Família – Penafiel)