Acólitos: Serviço Nacional organizou formação na diocese do Porto

Foram 74 os acólitos que estiveram na diocese do Porto em formação nos passados dias 7 a 9 de fevereiro. D. Manuel Linda, bispo do Porto, com eles celebrou Eucaristia e conviveu. O Serviço Nacional de Acólitos enviou este texto que aqui publicamos

“74 Acólitos formadores dos outros Acólitos, de grande parte das Dioceses de Portugal, estão reunidos no Porto para uma ação de formação. Celebrei para eles na Sé. Sem eles, a nossa liturgia não teria a mesma beleza, elevação, louvor. Obrigado!”

Foi com estas palavras publicadas no Twitter do Bispo do Porto, que Dom Manuel Linda recordou o Encontro de Formação de Formadores (EFF) promovido pelo Serviço Nacional de Acólitos.

O EFF2020 decorreu entre os dias 7 e 9 de fevereiro no Seminário do Bom Pastor – Casa da Juventude da Diocese do Porto, em Ermesinde sob o tema “Jovem, Eu te digo: levanta-te! (Lc 7,14): Juventude – Testemunho – Serviço”.

Estiveram presentes acólitos vindos das Dioceses de Aveiro, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu.

A equipa de formadores foi constituída pelo Cónego João da Silva Peixoto, pároco de Ermesinde e Diretor do Serviço Diocesano de Liturgia, Doutor José Carlos Silva Carvalho, professor na Faculdade de Teologia da UCP Porto, Doutora Maria Helena da Silva Gil da Costa, também professora e educadora na Faculdade de Teologia da UCP Porto.

Pela direção do Serviço Nacional de Acólitos, estiveram o Padre Luis Leal, o Cónego Francisco Couto, o Paulo Santos, o Padre Nuno Queirós, o José Campos e o Padre Carlos Martins.

Na tarde de sábado os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Paço Episcopal e o Cabido seguindo-se a Eucaristia na Igreja Catedral presidida pelo Bispo da Diocese acolhedora do EFF2020

Serviço Nacional de Acólitos é um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia, destinado a promover e apoiar o exercício do ministério dos Acólitos nas Dioceses Portuguesas.

(inf: Serviço Nacional de Acólitos)