Diocese do Porto está presente nas redes sociais desde 2010.
João Lopes Cardoso, editor gráfico de Voz Portucalense e colaborador do Gabinete de Comunicação da Diocese do Porto desde 2009 foi entrevistado pela Agência Ecclesia em setembro de 2019.
Nas suas declarações revelou que o Instagram da Diocese do Porto foi criado em 2015 tendo sido esse início uma autêntica “aventura para experimentar” seguindo o caminho da conta de Facebook que foi criada em junho de 2010.
Atualmente, considera que as publicações nessa plataforma procuram dar “uma perspetiva diferente” de uma cerimónia ou encontro diocesano.
“O conteúdo segue um pouco o calendário diocesano, acaba por ser sazonal onde há períodos onde a atividade é mais ativa, como nas caminhadas de advento e quaresma, e as grandes atividades que mobilizam mais pessoas e comunidades, aí fazemos essa publicação/divulgação de conteúdos seguindo essa linha” – afirmou João Lopes Cardoso à Agência Ecclesia.
O responsável pela conta de Instagram do Diocese do Porto sublinhou ainda à Agência Ecclesia a importância da imagem e a necessidade de “contar histórias” e de “partilhar testemunhos” num trabalho que deve ser “contínuo” – afirmou.
A conta de Instagram da Diocese do Porto tem mais de 1700 seguidores e é encarada como um “novo meio de evangelização” onde é transmitida a mensagem de Deus “através da vivência diocesana”.
(RS)