Colégio S. Gonçalo. D. Manuel Linda: apostar em ensino de qualidade

São Gonçalo fixou-se “ad Maranus”, junto do Marão, e aí deu nome ao povoado e à urbe de Amarante. O bispo do Porto escreveu-o na sua página twitter e disse-o aos professores e alunos do Colégio de São Gonçalo. Este colégio diocesano celebra a 10 de janeiro o seu padroeiro e recebeu solenemente o bispo diocesano.

D. Manuel Linda foi acolhido em festa pelos alunos do Colégio. Com eles contactou, desde os mais pequeninos aos mais velhos, tendo visitado as recentes obras de requalificação de salas de aula e novos espaços de aprendizagem como um estúdio de televisão.

Após a visita às instalações teve lugar no auditório do Colégio uma sessão solene. Destaque para a entrega de prémios aos melhores alunos. Diferenciação e inovação foram marcas apontadas pela diretora adjunta do Colégio, Dra. Ana Venâncio, para o futuro daquela instituição, tendo sublinhado a importância dos valores da partilha e do compromisso. “Cada um é parte de um todo” – afirmou.

Por sua vez, o Dr. Pedro Alves, Diretor Pedagógico, conduziu a cerimónia de entrega de prémios de mérito a 6 alunos e recordou que o Colégio tem 1278 alunos contactando com mais de 1000 famílias, abrangendo 10 concelhos. Um Colégio que quer solidificar-se como uma escola de referência a nível intermunicipal.

Fez também uso da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Dr. José Luís Gaspar, que foi aluno do Colégio e que deu os parabéns à instituição, em particular aos alunos e assinalou a melhoria das instalações.

O padre Samuel Guedes, Ecónomo da diocese do Porto e também diretor do Colégio deixou a todos palavras de agradecimento e estímulo, sublinhando os sinais de esperança e confiança no percurso recente do Colégio. Lembrou a importância de todos para o bom funcionamento da instituição, assinalando o contributo essencial de professores e alunos, mas também dos funcionários.

No final da sessão, D. Manuel Linda, apontou quatro ideias fortes para o futuro do Colégio que colhem inspiração na vida e personalidade de São Gonçalo: a inovação, a cultura, a bondade e o saber estar com o povo, fazendo disso proximidade e prestígio.

O bispo do Porto saudou toda a comunidade educativa e recordou a figura de Monsenhor Manuel Clemente e a sua importância no desenvolvimento do Colégio. D. Manuel Linda declarou ser necessário apostar em ensino de qualidade e destacou o empenho da diocese na sustentabilidade económica da ação do Colégio e o seu interesse no desenvolvimento cultural da região.

(RS)