Walter Osswald e Carvalho Guerra distinguidos pela Santa Sé

Foto: João Lopes Cardoso

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, entregou aos ilustres professores universitários no grau de comendadores a Ordem Equestre de São Gregório Magno. A mais alta condecoração da Santa Sé.

Na terça-feira dia 7 de janeiro decorreu no Paço Episcopal do Porto uma cerimónia de Ano Novo, na qual participaram presidentes de Câmaras da área da Diocese do Porto, provedores das Misericórdias e Ordens Terceiras, autoridades militares, académicas e judiciais.

Na ocasião o bispo do Porto, D. Manuel Linda, atribuiu a mais alta condecoração da Santa Sé – Comendador da Ordem Equestre de São Gregório Magno – aos professores Carvalho Guerra, pela criação da Universidade Católica no Porto, e a Walter Oswald, por ter fundado o Instituto de Bioética. A distinção foi atribuída pelo Papa, a pedido do bispo do Porto.

D. Manuel Linda, nas palavras que a todos dirigiu, lembrou o percurso dos dois insignes académicos e ilustres portuenses. Recordou Carvalho Guerra como “pai da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto” e Walter Osswald como principal responsável pela criação do Instituto de Bioética da UCP.

Recordando o Natal e o nascimento do Menino Jesus, que inspira sentimentos de ternura, o bispo do Porto augurou a todos, na sua breve mensagem, que o novo ano seja de “muita sensibilidade e ternura” para ser vivida não só nos primeiros os meses, mas durante todo o ano 2020.