Viagem solidária à Guiné-Bissau lembrada em livro

Foto: João Lopes Cardoso

Na sexta-feira 13 de dezembro, o Auditório da Paróquia de Mafamude ficou repleto para acolher amigos e admiradores que quiseram marcar presença no lançamento de um livro que relata a viagem solidária de jipe e pick up que fizeram quatro sacerdotes e quatro leigos da diocese do Porto à Guiné-Bissau, em fevereiro deste ano de 2019.

Nessa aventura missionária embarcaram o padre Almiro Mendes, pároco de Canidelo o padre Luciano Lagoa da Trofa, o padre André Ferreira da Lixa e o padre António Teixeira de Oliveira do Douro. Na mesma missão de solidariedade e amizade estiveram quatro leigos que seguiram levando uma Pick Up oferecida para a ONG “Na Rota dos Povos”.  Foram eles: António Ribeiro, Tito Baião, Luís Pedro e Fernando Lino. Uma viagem de nove dias que atravessou a Espanha, o Estreito de Gibraltar, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Senegal e Guiné. O bispo do Porto D. Manuel Linda, foi ao encontro dos viajantes para uma visita de amizade e para oferecer o jipe aos irmãos guineenses da diocese de Bafatá.

Nesta solene sessão de apresentação do livro, que descreve os momentos da viagem e reflete o seu sentido, com texto de Almiro Mendes, prefácio de Manuel Linda e palavras de Eduardo Vítor Rodrigues, usaram da palavra a Presidente da Junta de Canidelo, Maria José Gamboa, que analisou o conteúdo desta narrativa como um ato de generosidade, coragem e solidariedade; Eduardo Vítor Rodrigues, que salientou o sentido humanista e de expressão dos valores fundamentais da generosidade e entrega, e D. Manuel Linda, que integrou esta iniciativa como uma expressão da dimensão fraterna e socio-caritativa da Igreja diocesana, lembrando também o exemplo do Padre Américo, que acabava de ser declarado venerável, como modelo de resposta da Igreja às necessidades sociais das crianças e jovens da zona histórica do Porto.

As irmãs da Congregação de S. José de Cluny apresentaram uma dança de origem guineense, simbólica expressão do sentir daquelas populações. Anunciou-se também o envio de um novo jipe e de uma ambulância a enviar oportunamente para as missões da Guiné.

(CF)