Ministros Extraordinários da Comunhão

Foto: João Lopes Cardoso

Por Secretariado Diocesano da Liturgia

De 26 de Janeiro a 16 de Fevereiro, o Secretariado Diocesano de Liturgia da Diocese do Porto propõe aos Ministros Extraordinários da Comunhão [=MECs] o primeiro de dois encontros anuais de formação permanente. A maioria dos nossos Ministros Extraordinários da Comunhão tem a consciência de que o seu serviço à comunidade e, nomeadamente, aos enfermos, requer dedicação amorosa mas, igualmente, esclarecimento e formação. É assim que queremos continuar.

Para além de ações de formação a nível paroquial e vicarial, os MECs deverão participar, por ano, em dois encontros diocesanos de formação específica, propostos ou reconhecidos pelo S.D.L. Deixamos aqui o calendário do primeiro destes encontros:

Porto – Casa Diocesana de Vilar: 26/01/2020, das 15h00 às 16h30.

Penafiel – Igreja Matriz de Bustelo: 9/02/2020, das 15h00 às 16h30.

  1. João da Madeira – Centro Paroquial: 11/02/2020, das 21h30 às 23h00.
  2. Mamede de Infesta – Salão Paroquial: 12/02/2020, das 21h30 às 23h00.

Amarante – Centro Pastoral: 16/02/2020 das 15h00 às 16h30.

  1. Tirso – Colégio das Teresianas: 18/02/2020, das 21h00 às 22h30.

Carvalhos – Auditório Claret (Santuário): 19/02/2020, das 21h30 às 23h00.

Os M. E. C. deverão fazer-se acompanhar do cartão comprovativo da sua participação.

 

Mandato e Recondução

Decorre até 29 de fevereiro próximo o período de recondução dos Ministros Extraordinários da Comunhão cujo mandato termine em 2020. Embora os cartões que os credenciam se mantenham válidos por mais alguns meses, os procedimentos para a sua recondução devem fazer-se desde já, para que os serviços do S.D.L. possam organizar o respetivo dossier e solicitar a autorização superior para a emissão de novos cartões que possam ser recebidos pelos titulares de novo mandato  em tempo útil (antes de os cartões cessantes caducarem).

A investidura nesta missão – reservada ao Bispo da Diocese – não é propriamente um «sacramento» que «imprima carácter»! Deveríamos encarar como normal uma maior rotatividade na organização deste importante serviço eclesial. E os próprios MECs, sobretudo quando sentem que a saúde e as capacidades começam a declinar, deveriam ser os primeiros a solicitar a dispensa e exoneração de um múnus que, sendo certamente honroso, é antes de mais e acima de tudo, uma «comissão de serviço» que podem já não estar em condições de prestar.

Por falta desta lucidez e simplicidade há paróquias com o elenco de MECs muito desfasado da realidade: reconduções adiadas ou esquecidas, MECs ausentes, falecidos ou incapacitados que continuam a figurar nos registos… Acaba por não se saber bem quem é e quem não é… Eis uma ocasião oportuna para regularizar e estabilizar um serviço tão precioso para as nossas assembleias e, especialmente, para os enfermos que já não podem tomar parte nelas mas que continuam a pertencer à sua comunidade cristã.

Recordamos aqui os procedimentos a seguir para as reconduções de MECs:

– Requerimento do Pároco, Reitor ou Superior da Casa Religiosa ao Senhor Bispo, segundo o modelo impresso, disponível na Cúria Diocesana ou no Secretariado Diocesano de Liturgia (cada impresso permite 4 reconduções), envia­do ao Secretariado Diocesano de Liturgia até 29 de Fevereiro. Em 2020 deverão ser substituídos os cartões válidos até 2020 e a recondução será até 2023.

– Serão emitidos cartões de identidade novos. Para tal, requer-se uma fotografia atual, a indicação do número de ministro e 5 € para despesas. No caso de perda ou extravio, o pedido de 2ª via deve ser feito ao SDL, com justificação, assinada pelo próprio e pelo pároco ou superior religioso, fotografia atual e 20 € para despesas.