Papa celebrou 50 anos de ordenação sacerdotal com jovens estudantes

Francisco inaugurou a nova sede internacional de «Scholas Ocurrentes» em Roma, ao som da música da portuguesa Cuca Roseta.

O Papa Francisco inaugurou na sexta-feira, dia 13 de dezembro, em Roma, um novo espaço internacional da ‘Scholas Ocurrentes’, o projeto que criou para a promoção de um novo modelo de educação global. Este acontecimento teve lugar no dia em que o Santo Padre celebrou o 50.º aniversário da sua ordenação sacerdotal.

A cerimónia decorreu no Palácio de São Calisto, com a presença de vários jovens estudantes e de colaboradores da fundação pontifício, entre eles a fadista Cuca Roseta, embaixadora das Scholas em Portugal.

Durante mais de uma hora, o Papa esteve em ligação via internet com jovens de várias partes do mundo, acompanhando a inauguração do novo espaço do projeto educativo em Los Angeles, Estados Unidos da América.

Na breve mensagem que deixou aos jovens, Francisco desafiou-os a “deixar sair o que têm dentro”, em grupo, com a ajuda dos outros, “fazendo caminho, fazendo história”.

O trabalho da fundação, explicou, visa ajudar os jovens a “expressar-se”, com “poesia”.

“Poesia é, como diz a etimologia da palavra, criatividade. O homem, a mulher, ou são criativos ou permanecem crianças, pequenos”, acrescentou.

O Papa falou numa criatividade que é acompanhada “por símbolos, histórias”, num programa que “cria liberdade”, apostando no que cada jovem “tem no seu coração, a capacidade de crescer e fazer futuro”.

As ‘Scholas Ocurrentes’ procuram um compromisso educacional com as novas gerações, através da arte e do desporto, “renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de ouvir as crianças, por meio do diálogo construtivo e entendimento mútuo”.

A fundação Scholas é uma entidade pública internacional sem fins lucrativos, promovida pelo Papa Francisco, presente em mais de 190 países, incluindo Portugal, que reúne mais de 446 mil escolas e redes educacionais, de todas as confissões religiosas.

(inf: Agência Ecclesia)