
O tema da caminhada diocesana para este Natal associa o nascimento de Jesus ao sacramento do Batismo. Se no mistério do Natal “todos ali nascemos”, ele prolonga-se no mistério do Batismo, onde nascemos como filhos de Deus. Com efeito, o nascimento de Jesus traz consigo o apelo batismal de nos revestirmos do homem novo. A busca da simbologia batismal, a partir do sentido do Advento propõe simbologias e sinais orientadas para o significado do nascer de novo. O sentido da água batismal deve então ser buscado na caminhada bíblica em que a água assume sinais de progresso salvífico, a partir da natureza para a vida. Por isso vale a pena percorrer o caminho bíblico da água como sinal de ação providencial na vida e na história dos homens.
Por M. Correia Fernandes
A água na Bíblia
No Antigo Testamento
A criação do mundo
No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, a terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas. Deus disse: «Haja um firmamento entre as águas, para as manter separadas umas das outras.» E assim aconteceu. Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam sob o firmamento das que estavam por cima do firmamento. Deus disse: «Reúnam-se as águas que estão debaixo dos céus, num único lugar, a fim de aparecer a terra seca.» E assim aconteceu. Deus chamou terra à parte sólida, e mar, ao conjunto das águas. E Deus viu que isto era bom. (Génesis 1-2, 6,7,8-10)
As pragas do Egipto
O Senhor disse a Moisés: «Diz a Aarão: ‘Toma a tua vara e estende a tua mão sobre as águas do Egipto, sobre os seus rios, sobre os seus canais, sobre os seus lagos e sobre todos os seus depósitos de água. Assim fizeram Moisés e Aarão, como o Senhor tinha ordenado. Ele levantou a vara e bateu nas águas do rio, aos olhos do faraó e aos olhos dos seus servos, e todas as águas que estavam no rio se transformaram em sangue. (Êxodo, 7 19-20)
A travessia do Mar
O Senhor disse a Moisés: Fala aos filhos de Israel e manda-os partir. E tu, levanta a tua vara e estende a mão sobre o mar e divide-o, e que os filhos de Israel entrem pelo meio do mar, por terra seca. (…) Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez recuar o mar com um vento forte de oriente toda a noite, e pôs o mar a seco. As águas dividiram-se, e os filhos de Israel entraram pelo meio do mar, por terra seca, e as águas eram para eles um muro à sua direita e à sua esquerda. (…) Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar voltou ao seu leito normal, ao raiar da manhã, e os egípcios a fugir foram ao seu encontro. As águas voltaram e cobriram os carros de guerra e os cavaleiros; de todo o exército do faraó que entrou atrás deles no mar, não ficou nenhum. (Êxodo 14, 15-22, 26-28)
A água da rocha
Toda a comunidade dos filhos de Israel partiu do deserto de Sin para as suas etapas, segundo a palavra do Senhor. Eles acamparam em Refidim, mas não havia água para o povo beber. O povo litigou com Moisés, e disse: «Dá-nos água para beber.» (…)
Eis que estarei diante de ti, lá, sobre a rocha no Horeb. Tu ferirás a rocha e dela sairá água, e o povo beberá.» Assim fez Moisés diante dos anciãos de Israel. (Êxodo 17, 1-2, 6)
Purificação do povo
Por isso, fala à casa de Israel: Assim fala o Senhor Deus: (…) Eu vos retirarei de entre as nações, recolher-vos-ei de todos os países e vos reconduzirei à vossa terra. Derramarei sobre vós uma água pura e sereis purificados; Eu vos purificarei de todas as manchas e de todos os pecados. Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um espírito novo: arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Dentro de vós porei o meu espírito, fazendo com que sigais as minhas leis e obedeçais e pratiqueis os meus preceitos. (Ezequiel 36, 22, 24-27)
Uma nascente no templo
Conduziu-me para a entrada do templo, e eis que saía água da sua parte subterrânea, em direção ao oriente, porque o templo estava voltado para oriente. A água brotava da parte de baixo do lado direito do templo, a sul do altar… Era uma torrente que não se podia atravessar. E Ele disse-me: «Viste, filho de homem?» E levou-me até à beira da torrente. Quando aí cheguei, eis que havia à beira da torrente grande quantidade de árvores, em cada uma das margens. Ele disse-me: «Esta água corre para o território oriental, desce para a Arabá e dirige-se para o mar; quando chegar ao mar, as suas águas tornar-se-ão salubres. Por onde quer que a torrente passar, todo o ser vivo que se move viverá. (Ezequiel 47,1-99)
No Novo Testamento
Batismo de João
Eu batizei-vos em água, mas Ele há de batizar-vos no Espírito Santo.» (Marcos 1,8)
Baptismo de Jesus
Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim batizar com água.» E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas quem me enviou a batizar com água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que batiza com o Espírito Santo’. Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus» (Jo 1, 31-34)
Ora, havia enviados dos fariseus que lhe perguntaram: «Então porque batizas, se tu não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» João respondeu-lhes: «Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. É aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias.» Isto passou-se em Betânia, na margem além do Jordão, onde João estava a batizar. (Jo 1, 24-28)
A água para a vida eterna
Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus “Dá-me de beber”… Se conhecesses o dom de Deus… lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva… Quem beber da água que eu lhe der jamais terá sede. A água que eu lhe der será nele fonte de água viva que jorra para a vida eterna. (João. 4, 7-14)
A água no julgamento
Pilatos, vendo que nada conseguia e que o tumulto aumentava cada vez mais, mandou vir água e lavou as mãos na presença da multidão, dizendo: «Estou inocente deste sangue. Isso é convosco.» (Mateus 27, 23)
Missão Universal
«Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos. (Mt 28, 18-20)
A vinda de Jesus
Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos anunciar todas estas coisas acerca das igrejas: Eu sou o descendente e a estirpe de David, Eu sou a brilhante estrela da manhã.» O Espírito e a Esposa dizem: «Vem!» Diga também o que escuta: «Vem!» O que tem sede que se aproxime; e o que deseja beba gratuitamente da água da vida.» (Apocalipse 22, 16-17)