Centro Paroquial de Recarei

Com cerca de 5 mil habitantes e elevada a vila em 2003, Recarei  é uma populosa freguesia na zona sul do concelho de Paredes em que a Igreja é uma muito importante referência.

Por Lino Maia

Para toda a comunidade, mas com especial destaque para crianças e idosos que encontram no seu pároco, o Padre Pedro Sérgio Silva, um pastor atento, dinâmico e zeloso que, com o mesmo empenho, acumula responsabilidades pastorais em mais duas paróquias.

Inicialmente para vencer a solidão dos idosos, em 2001 foi erigido o seu Centro Social Paroquial. Após as necessárias obras de adaptação do salão paroquial, um Centro de Convívio para idosos abriria as suas portas em 2004. Era a primeira valência de caráter social naquela localidade. Mas logo se percebeu que havia outras pessoas em situação de carência e solidão e para as quais aquela resposta não era a solução para as suas dificuldades porque precisavam de quem lhes assegurasse tanto a sua higiene pessoal como a da casa, que lhes levasse refeições, tratasse das suas roupas, prestasse apoio social e garantisse transporte adaptado. Assim se avançaria para mais uma resposta social: o Serviço de Apoio Domiciliário.

Mas nisto de apoio social, carências desafiam respostas e cada resposta outra resposta avoca. Detetavam-se situações de idosos cuja situação familiar, dependências e envelhecimento não podiam ser suficientemente enfrentados sem uma estrutura onde pudessem encontrar condições de que muito provavelmente jamais teriam usufruído. E numa laboriosa comunidade também as famílias começavam a pedir para os seus filhos melhores condições educativas e de segurança que garantissem crescimento harmonioso e melhor devir.

Assim, o Centro Social adquiriu a Quinta de Santa Águeda – muito útil pela sua exploração agrícola e pecuária -, concorreu a um Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e ali fez erguer um novo equipamento social, especialmente vocacionado para o apoio à infância e à população mais idosa. Construído de raiz, o muito moderno e confortável Centro foi solenemente inaugurado por D. António Francisco em 2016.

É um facto que, então, o Centro ficou algo endividado. Mas, apesar de ainda não ter sido cabalmente ressarcido pelo programa público (o mobiliário ainda espera pelo pagamento do PARES), encara confiadamente o seu futuro porque, com método e determinação, tem sabido desenvencilhar-se dos encargos aí contraídos.

Hoje, o Centro de Recarei, a única entidade de apoio social existente na comunidade, tem as valências de Creche (34 crianças), Centro de Convívio (18 utentes), Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar – 48 residentes) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD – 50 beneficiários). Para além de alguns voluntários, conta com um numeroso grupo de 55 colaboradores, pelo que será o segundo maior empregador local. Com muitas iniciativas que desenvolve e com o apoio de um bom grupo de Amigos encara com alguma confiança a sua sustentabilidade. Integra-se numa dinâmica enleante de comunhão e ação com outras instituições sociais das comunidades envolventes e desenvolve um conjunto de eventos que têm como finalidade o cativar os idosos para a inter-relação e para um envelhecimento ativo e feliz. Entre outras iniciativas, é exemplo disso mesmo a desfolhada anual que junta centena e meia de idosos das várias comunidades em convívio franco, com animados cantares, danças e suculentos manjares.

Alguns se interrogam sobre o envolvimento das paróquias nestas respostas sociais. Mas… que caminho percorreria a Igreja se não cuidasse dos “pobres”, dos “cegos” e dos “cativos”?