Núncio Apostólico agradeceu a atenção da diocese com os sacerdotes idosos

Fotos: João Lopes Cardoso

Destaque para a visita de D. Ivo Scapolo à Casa Sacerdotal do Porto. Celebrou Missa, almoçou e conviveu com os bispos e sacerdotes mais idosos que vivem naquela estrutura da diocese.

Na visita à diocese do Porto de D. Ivo Scapolo, Núncio Apostólico em Portugal, teve grande relevância a visita à Casa Sacerdotal do Porto. Depois da receção no Paço Episcopal do Porto e a visita à Catedral, revelou-se de particular importância o encontro com os bispos e sacerdotes mais idosos que vivem naquela estrutura da diocese.

O primeiro momento foi de ação de graças na Missa celebrada na capela da Casa Sacerdotal. O bispo do Porto no início da celebração considerou ser a Casa Sacerdotal a “Catedral nº2”, tal a importância do trabalho pastoral que fizeram ao longo dos anos os sacerdotes idosos que ali habitam. Uma afirmação na esteira de D. António Francisco dos Santos que chamava Santuário de Gratidão àquela Casa, como oportunamente recordou D. Manuel Linda. O bispo do Porto saudou a direção, trabalhadores, as religiosas e os leigos voluntários que garantem a qualidade do trabalho de atenção e carinho que é feito na Casa Sacerdotal do Porto.

Na homilia da Missa, o Núncio Apostólico, referiu-se aos dois cegos curados por Jesus. Assinalou que recuperam a vista, mas sobretudo a dignidade. “Sentem-se transformados” – disse D. Ivo Scapolo sublinhando que estas imagens expressam as “mudanças profundas” que o Senhor realiza “na vida das pessoas”. É o “espírito do Evangelho” que faz essas transformações – lembrou o Núncio Apostólico recordando santos da Igreja como Francisco de Assis, Inácio de Loyola, S. Bento ou Santa Teresa de Ávila que assumiram compromissos de transformação com justiça e caridade.

No final da Eucaristia, D. Ivo Scapolo, agradeceu ao bispo do Porto ter iniciado a sua visita à diocese celebrando na Casa Sacerdotal do Porto. Declarou agradecer a atenção que a diocese do Porto dá aos seus sacerdotes e bispos mais idosos. Fê-lo enfatizando ser um agradecimento em nome do Papa Francisco.

Num segundo momento, após a Eucaristia, D. Ivo Scapolo almoçou e conviveu com os sacerdotes saudando também todas as pessoas que trabalham na Casa Sacerdotal do Porto.

(RS)