
As atividades do Centro Cultura Católica (CCC) em 2019/2020 gravitam em torno do lema “Aprofundar a experiência fundante da fé”, inspirado na exortação apostólica pós-sinodal “Christus vivit” e em sintonia com a atenção da pastoral diocesana à iniciação cristã.
Em consonância com o referido lema e procurando contribuir para a descoberta da fé na sua profundidade e beleza, continua no dia 3 de dezembro, às 21 horas, o ciclo “Viagem ao Fundamental da Fé”.
Nesta sessão será projetado o documentário “O inefável mistério de Deus”. Viajando por múltiplos locais, desde os cumes do Monte Sinai até aos misteriosos cenários de Istambul, desde as luminosas ruas de Paris até à fascinante Capela Sistina, no Vaticano, desde as catedrais de Colónia, Toledo e Cracóvia ou a basílica romana de Santa Sabina até ao campo de concentração de Auschwitz, o documentário apresenta a sugestiva visão cristã de Deus, “Aquele maior do qual nada pode ser pensado”, nas palavras de Santo Anselmo.
Partindo das considerações do ateísmo contemporâneo, ensaia um périplo sobre Deus pelos dados da revelação bíblica, da teologia patrística e escolástica, até às considerações de teólogos contemporâneos como Rahner ou Ratzinger, sem esquecer as fórmulas dos símbolos da fé, as tradicionais provas da existência de Deus ou os desafios colocados a um Deus providente pela evidência do mal no mundo.
Converge finalmente na especificidade trinitária do Deus cristão, refletindo-o, com Santo Agostinho, na sua interação de relações, para chegar à resposta cristã à pergunta fundamental sobre o significado de tudo: o amor.
A apresentação e comentário estão a cargo de José Pedro Angélico, professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica e no CCC.
A entrada é livre, não sendo necessária inscrição prévia.
(inf: CCC)