Nomeada Comissão para o Cuidado dos Frágeis

Foto: Vatican News

O bispo do Porto publicou com data de 21 de novembro a nomeação de uma Comissão para o Cuidado dos Frágeis. Declara que esta nomeação tem em conta “a necessidade da promoção de uma cultura do cuidado das vulnerabilidades e fragilidades, em todos os âmbitos da sociedade, mas especialmente no interior das comunidades eclesiais” da Diocese do Porto.

D. Manuel Linda assinala ainda que a constituição desta Comissão tem como objetivo “garantir a segurança dos lugares eclesiais e a formação de agentes pastorais” e realça “a urgência de uma formação e educação continuadas” que possam prevenir “todas as formas de violência e abusos, mormente a violência doméstica, pedofilia, «bullying», assédio, intimidações, coação sobre idosos, etc.” – escreve o bispo do Porto no seu decreto de nomeação.

No mesmo texto é confiada aos três primeiros nomes da lista de nomeação “a tarefa do acolhimento, receção e análise preliminar de eventuais denúncias de pedofilia e todos os tipos de violência imputada a pessoal eclesiástico desta Diocese, bem como a religiosos e leigos que trabalhem, de forma estável, para as suas instituições, podendo, para isso, solicitar a colaboração de qualquer um dos outros membros da Comissão, se julgarem oportuno e necessário”.

São estas as pessoas nomeadas pelo bispo do Porto “em regime experimental e pelo prazo de três anos”:

D. Pio Gonçalo Alves de Sousa (Presidente)

Pe. António Paulo Monteiro Pais

Dr. José Joaquim Almeida Lopes

Profª Doutora Maria Rita Aranha da Gama Lobo Xavier

Dr. Manuel António Tavares Pereira

Dr. Francisco Maia Neto

Dra. Maria José Coelho Mandim