
A Paróquia de São Martinho de Cedofeita vai comemorar o vigésimo aniversário do seu Grande Órgão de Tubos, construído pela firma suíça Orgelbau Kuhn AG, com a criação da I Bienal de Órgão e Arte Sacra.
Está prevista a participação de um conjunto de prestigiados organistas internacionais nesta iniciativa que decorrerá entre dezembro de 2019 e novembro de 2020. O primeiro concerto está previsto para o dia 12 de dezembro, e será apresentado por Olivier Latry, organista da Catedral Notre Dame em Paris.
A proposta da Paróquia de São Martinho de Cedofeita, bem como da Comissão Artística nomeada para a organização do evento, tem como intenção “proporcionar momentos de elevado nível artístico para os quais contribuem a qualidade sonora do Grande Órgão Sinfónico, a criteriosa seleção dos organistas e dos programas e a renovada estética do interior da igreja, obra do Arquiteto António Cerejeira Fontes”.
É significativa esta associação entre a música litúrgica, através do órgão de tubos, instrumento por excelência para a sua construção e acompanhamento, e a Arquitetura e Arte Sacra. Com efeito, a nova igreja de Cedofeita associa um grandioso edifício moderno, ao qual foi associada a permanência do projeto inicial (que atualmente constitui substancialmente o seu auditório), com a sua sumptuosa e vistosa torre sineira à proximidade da igreja românica, um dos monumentos mais emblemáticos daquele estilo na cidade do Porto.
O edifício da igreja foi objeto de um incêndio em anos recentes, cujos efeitos, embora não destruindo a estrutura do edifício, danificaram gravemente muitos dos seus elementos artísticos, entre os quais o órgão de tubos, que teve que ser recuperado, afinado e modernizado. Entre os objetos de arte danificados, encontram-se os vitrais e tapeçarias de Júlio Resende, o batistério e algumas imagens históricas.
Como há males que vêm por bem, a remodelação interior permitiu uma reorganização do espaço de celebração, tornando o altar mais próximo da Assembleia e aproximando a mesa da palavra da mesa da Eucaristia.
(CF)