Crisma na Vigararia da Trofa

Depois da celebração do crisma em Vilar do Pinheiro (Vila do Conde), no passado dia 3 de novembro, na qual receberam o sacramento da confirmação 75 jovens, D. Pio Alves, bispo auxiliar, crismou 229 jovens (e alguns adultos) na igreja nova de São Martinho do Bougado (Trofa), no dia 10 do mesmo mês. Nesta celebração, que contou com a presença de duas dezenas de acólitos das diversas paróquias do concelho da Trofa, concelebraram 4 sacerdotes e 2 diáconos.

Na sua homilia, D. Pio começou por agradecer o serviço imprescindível dos pais, párocos e catequistas. Depois lembrou aos crismandos que “o sacramento da confirmação é um desafio sentido para a vida, de vida generosa, de serviço, alicerçada no amor a Jesus Cristo”. Mais adiante, citando o Papa Francisco, na celebração do Envio (no Panamá), o presidente da assembleia acrescentou: “É feio ver um jovem parado, que vive, mas vive como um vegetal. Dão-me muita tristeza ao coração os jovens que vão para a reforma aos vinte anos! Sim, envelheceram cedo. É preciso viver, não ‘ir vivendo’. Queridos jovens, não sois o futuro, mas o agora de Deus. É Ele quem vos convoca e chama (…) Não amanhã mas agora”.

Partindo do tema da Palavra de Deus daquele domingo, D. Pio Alves lembrou aos cerca de 1200 fiéis presentes na celebração a necessidade de cada um “ter projetos de fidelidade / felicidade no serviço dos outros e perseverar: hoje, amanhã, depois…” E não quis terminar a homilia sem fazer referência a São Martinho, destacando a generosidade e entrega incondicional do santo bispo de Tours.

Terminada a celebração, o vigário da vara (padre Luciano Lagoa) enalteceu a perseverança de um elevado número de jovens que frequentaram os 10 anos de catequese e felicitou também os catequistas da vigararia pela sua entrega a Jesus Cristo e à Igreja.

(inf. padre José Ramos)