Hélder Pacheco homenageado pelo Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes

O historiador e investigado sobre a história da cidade do Porto e sobre o sentido do universo cultural da cidade e do país, Hélder Pacheco, recebeu uma homenagem na sessão de abertura do ano letivo do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes. Na sua comunicação de reconhecimento, o historiador fez refletir sobre o sentido da história, da arquitectura e dos monumentos da cidade, no significado que eles possuem para a comunidades humanas que a habitam e para a história global da nossa sociedade.

Em sessão presidida por D. António Taipa, Bispo auxiliar emérito do Porto, Armando Coelho, Presidente da direção do Instituto, fazendo o percurso do último ano, assinalou o sentido desta homenagem bem como o trabalho realizado na ação do Instituto, que visa a formação contínua e o despertar de novos interesses culturais dos seus alunos e a criação de novos polos formativas para eles.

O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, exaltou igualmente a ação cultural dos numerosos e profundos trabalhos de Helder Pacheco, os valores da cidade do Porto, de seus projetos e iniciativas, bem como a ação dinamizadora do Executivo Municipal a que preside.

O Instituto publica a revista “A fonte”, disponibilizada aos participantes na sessão de homenagem, que reúne estudos e trabalhos de professores e alunos do Instituto, que incidem nos domínios da História, da Arte, da Literatura, da Ciência e do pensamento. Por isso a publicação leva por subtítulo “Fonte de estímulo intelectual”.

(CF)