Baguim celebrou 10 anos do seu Pároco

A comunidade paroquial de Baguim celebrou no dia 5 de outubro os 10 anos do seu Pároco, padre Lucindo Silva, à qual se associou, ainda, o seu 40º aniversário de vida sacerdotal e 65 anos de vida.

A Eucaristia de ação de graças pelo ministério pastoral do Padre Lucindo Silva aconteceu na Igreja Paroquial de Baguim e foi presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Na Igreja, lotada de paroquianos, D. Manuel Linda comparou os párocos à roda de uma bicicleta, sendo o eixo o Pároco e é ele que garante o equilíbrio e a estabilidade de toda a comunidade; os raios são os diferentes grupos paroquiais e devem estar todos à mesma distância da roda. É da relação entre os diferentes elementos que surge uma comunidade mais dinâmica ou menos dinâmica. E é desta relação que pode resultar a glória ou o sofrimento do Padre.

No final da Eucaristia, foi entregue ao homenageado, em nome de toda a comunidade, uma salva de prata com as palavras do Papa Francisco: ““Não há alegria maior do que arriscar a vida pelo Senhor”. Estes 10 anos do Padre Lucindo em Baguim foram marcados pelo seu modo de ser alegre, próximo, carinhoso e compreensivo, daí que uma das suas imagens de marca sejam os “abraços” e as palavras de apoio que sempre tem para todos.

Seguiram-se várias homenagens ao Padre Lucindo pelas entidades civis: Junta de Freguesia de Baguim do Monte, representada pelo Presidente Francisco Laranjeira, e Câmara Municipal de Gondomar, representada pela Vereadora Cláudia Vieira. Seguiram-se os grupos paroquiais nomeadamente alguns grupos corais, grupo das zeladoras da Igreja, Agrupamento de Escuteiros de Baguim, comunidades de Vale Ferreiros e Santo António, Pastoral da Família, grupo de jovens, catequese e ainda o Centro Social de Baguim.

A festa terminou com o bolo de aniversário e os “Parabéns” cantados por todos ao Padre Lucindo, no exterior da Igreja.

(inf: Paula Soares)