Imprensa regional necessita valorização efetiva

Na edição de 25 de setembro, recordávamos palavras do Papa Francisco, assinalando a importância de imprensa regional, que considerava um caminho de aproximação e de união entre pessoas e culturas, forma de congregar a diversidade na unidade.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) acaba de divulgar um documento em que apresenta “10 propostas em defesa da imprensa regional”. Entre elas sobressai a distribuição equitativa pelos órgãos da imprensa regional da publicidade institucional; a promoção da distribuição de assinaturas dos jornais pelas escolas, para facultar o acesso dos alunos à imprensa; a promoção da leitura pelo alargamento do “Porte pago”, passando-o de 40 para 80 por cento; a possibilidade de dedução no IRS das quantias investidas em assinaturas de jornais; a substituição do invólucro de plástico nos envios pelo correio e o combate às chamadas “fake news”, as notícias falsas ou falseadas.

Salvar e valorizar a imprensa regional é uma tarefa de grande alcance cultural, que tem sido desvalorizada nas leis, apesar das declarações favoráveis dos responsáveis políticos, como o Ministério da Cultura e o próprio Presidente da República.

(CF)