Novos Ministros Extraordinários da Comunhão

Na tarde do Domingo, 6 de outubro, em celebração realizada na nossa catedral do Porto, o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, designou 168 novos Ministros Extraordinários da Comunhão [=MECs] ao serviço das comunidades da nossa Igreja Diocesana e investiu-os nesse serviço.

Por Secretariado Diocesano da Liturgia

157 destes novos servidores do mistério eucarístico e da comunhão são provenientes de 67 paróquias; 11 pertencem a comunidades não paroquiais. 59 dos novos MECs são do sexo masculino; 109, do sexo feminino. Nota para a presença de 14 casais.

Apresentados pelos respetivos párocos, reitores, Capelões e Superiores, participaram em quatro manhãs de formação doutrinal, espiritual e pastoral, organizada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia.

Na homilia, D. Manuel Linda destacou 3 notas que devem caracterizar a fé dos MECs: Sacerdotal – que supõe articulação do sacerdócio comum com o ministerial e implica comunhão dos MECs com os sacerdotes que estão à frente das comunidades –, Eucarística e de Serviço.

I Acolitíadas: Batizados, em missão,
à descoberta da Trofa e de São João da Madeira

No sábado, dia 5 de outubro, aconteceram as primeiras Acolitíadas da Diocese do Porto. Mais de 400 acólitos reuniram-se em simultâneo em São João da Madeira e na Trofa para um dia de missão e convívio organizado pelo Serviço Diocesano e pelos grupos acólitos das paróquias que acolheram a iniciativa.

Marcando o início deste Ano Pastoral, o evento serviu para despertar os acólitos da Diocese para a necessidade de “desenvolver a consciência e a experiência da filiação divina e o sentido de pertença eclesial, para fazer frutificar o Batismo num caminho de santidade”, ao encontro do desafio lançado pelo Bispo do Porto no Plano Pastoral diocesano.

O dia começou com as boas-vindas aos participantes e com o início do jogo que percorreu as ruas de ambas as cidades. Seguindo percursos que os conduziram por sete pontos de interesse social, cultural e espiritual em cada localidade os acólitos foram respondendo a questões sobre o sacramento do Batismo e aprofundando conhecimentos sobre os ritos que lhe estão associados. Seguindo a proposta de um momento missionário, interpelaram pessoas com quem se cruzaram perguntando se se recordavam da data do seu próprio Batismo e registando o momento com fotografias que partilharam nas redes sociais com as hashtags #AcolitiadasSJMadeira e #AcolitiadasTrofa.

Depois do almoço partilhado, iniciaram uma tarde de jogos tradicionais nos parques de Nossa Senhora do Milagres (São João da Madeira) e de Nossa Senhora das Dores (Trofa) que decorreu em ambiente de festa, partilha e convívio e que sublinhou o sentido de pertença a uma mesma Fé e ao mesmo serviço do Altar.

O dia terminou com uma celebração da Palavra que evocou a dimensão missionária da vida de todos os batizados, recordando a mensagem do Papa Francisco para este Mês Missionário Extraordinário e renovando as promessas batismais de todos os presentes.

S.D.L./S.D.A.