
Com uma população que se aproxima dos dois mil habitantes, Sousela é uma pequena freguesia de paisagem rural e zona florestal do concelho de Lousada que foi relevante zona de ligação entre os vales do Vizela e do Sousa.
Por Lino Maia
Muito útil naquela comunidade é o seu Centro Social e Paroquial que abriu portas em 2006, quando ali paroquiava o Padre Manuel Brito. Começou por funcionar como uma extensão do Centro Social e Paroquial de Raimonda porque o pastor era o mesmo daquela freguesia do concelho de Paços de Ferreira. Dali, e num espírito de solidariedade e partilha, vinham serviços e apoios que em muito contribuíram para a sua afirmação e consolidação. Com a mudança de orientação pastoral e numa tentativa de melhor e mais eficiente resposta social à própria comunidade, este Centro de Sousela autonomizou-se. Foi um começar de novo, com uma opção preferencial pela população mais idosa no sentido de combater a solidão e o abandono, porque, como diz a sua orientação técnica, “a solidão mata”.
Fazendo do seu ideário prática, o Centro tem como sua missão a satisfação das necessidades dos utentes, proporcionando-lhes as condições necessárias para uma melhor qualidade de vida, visando a excelência e a qualidade em todas as suas atividades. Nesse sentido, na sua orientação programática desenvolvem-se ações do foro social promotoras da melhoria de qualidade de vida da população, tanto da própria freguesia como das freguesias limítrofes, estando bem presente no exercício da atividade o espírito de convivência e de solidariedade social como fator determinante do trabalho comum, vocacionado para a valorização de cada uma das pessoas e das respetivas famílias.
Presentemente, empregando um conjunto de 9 trabalhadores, o Centro de Sousela tem as valências de Centro de Dia (30 utentes), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD – 15) e Centro de Convívio (25). Enquanto integra o “Movimento Sénior” (projeto camarário) e procura o envolvimento e a interação com a comunidade, o Centro desenvolve múltiplas atividades em ordem a um envelhecimento tendencialmente ativo, como desporto, ginástica, hidroginástica e musicoterapia.
Para o futuro do Centro Social e Paroquial de Sousela, o seu objetivo é dignificar a vida dos seus utentes. Segundo a sua direção, pretende-se “continuar a dar vida e a dignificar a vida das pessoas na fase mais adiantada dos seus percursos etários. É nesta dimensão que se trabalha, tentando não só responder aos pedidos da freguesia, como também aos pedidos que venham de outras freguesias do concelho”.
Pode nem sempre se justificar a ereção de um Centro Social e Paroquial numa comunidade. Também não são eles a única resposta para todas as situações a que uma Igreja tem de atender quando faz do humano o seu caminho. Em Sousela está justificado o seu Centro Social Paroquial que é uma bênção para a comunidade e uma expressão da solicitude eclesial que perpassa pelos ciclos pastorais.