
No passado dia 18 de Setembro comemoraram-se 25 anos do Pe. Joaquim Mário como pároco na paróquia do Padrão Légua. Nesse mesmo dia celebrou-se a Eucaristia festiva comemorativa desta efeméride, onde além do pároco marcaram presença o Sr. Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves de Sousa, vários párocos e diáconos da Vigararia de Matosinhos, e ainda padres que no seu percurso também passaram por esta paróquia nestes 25 anos; elementos dos diversos grupos paroquiais e muitos paroquianos.
Na homilia D. Pio Alves lembrou que todos os que somos batizados, somos batizados e enviados, enviados a levar Jesus aos outros, estejam eles onde estiverem. Que em Igreja todos temos o dever de ajudar e colaborar, quer com o pároco quer com os outros, e que não deveremos ter a ousadia ou necessidade de nos querermos mostrar do que os outros, pois todos somos necessários, cada um nas suas tarefas, mas todos somos importantes.
No momento de ação de graças foi lida uma mensagem e oferecido um cajado ao Pe. Joaquim Mário por parte dos paroquianos.
“Há 25 anos atrás, quando o Pe. Joaquim Mário assumiu a Nau, que é a nossa paróquia dizia: “Estamos todos no mesmo barco. Com Cristo a acalmar a tempestade navegaremos confiantes.” Assim tem sido ao longo de todos estes anos, e por isso, todos nós, pedras vivas desta paróquia, agradecemos ao Senhor o nos ter dado o Pe. Joaquim Mário como pároco e como pastor.
Pe. Joaquim Mário, damos graças ao Senhor por estes 25 anos, e ainda por todos os que se seguirem, pedindo que:
A força do Senhor continue a guiá-lo; O poder do Senhor o defenda; A sabedoria do Senhor o ensine; A Palavra do Senhor o encoraje e alimente; Os olhos do Senhor estejam em si; O ouvido do Senhor continue a escutá-lo; A voz de Deus lhe dê a fala; A mão de Deus o proteja;
E o caminho do Senhor esteja sempre debaixo dos seus pés.
Como sinal de agradecimento, e porque nenhum pastor pode encaminhar as suas ovelhas sem o seu cajado, em nome de todos os paroquianos e paroquianas desta paróquia do Padrão da Légua lhe oferecemos este cajado para continuar a ser o nosso pastor e a nos mostrar o caminho de Deus.
Obrigado por estes 25 anos e pelos mais que vierem.”
Nas palavras de agradecimento, o Pe. Joaquim Mário lembrou que nem tudo o que fez nestes 25 anos terá sido tudo certo, que terá errado com certeza, mas que fez sempre o melhor. Agradeceu a todos: todos os membros dos grupos paroquiais, todos os paroquianos que vêm regularmente à eucaristia, àqueles que não vêm tão regularmente, até àqueles que lhe tocam à campainha e lhe perguntam se o senhor padre está; agradeceu também à família; aos colegas padres que encontrou no seminário aos que depois encontrou e com quem tem trabalhado na Vigararia de Matosinhos; aos diáconos; aos Bispos da Diocese do Porto pela confiança que têm tido em si por estar há tantos anos nesta paróquia; e, “como os últimos são os primeiros” a Deus, “a quem todos os dias rezo – como todos vós – seja feita a Vossa vontade e lhe peço perdão por ás vezes querer impor a minha.”
No final na Eucaristia teve lugar um jantar com elementos dos grupos paroquiais que encheu por completo a cripta da Igreja. Depois do jantar foram entregues mais algumas lembranças e o Pe. Joaquim Mário voltou a agradecer a todos toda a preparação, todo o trabalho feito por todos os que se empenharam nestas comemorações, lembrando que foi quase tudo surpresa para ele, e que se sentiria melhor a ajudar na preparação, no serviço do jantar e colaborando em tudo.
Cantados os parabéns, partido o bolo, o Pe. Joaquim Mário foi brindando com todos os presentes.
(inf: Paróquia Padrão da Légua)