Papa enviou bênção à peregrinação nacional dos motards em Fátima

O Papa enviou no domingo, dia 22 de setembro, a bênção apostólica aos milhares de participantes na Peregrinação Nacional dos Motociclistas, conhecida popularmente como “Bênção dos Capacetes”, que decorreu no Santuário de Fátima. O Santo Padre pediu-lhes que nunca coloquem vidas em risco.

Francisco apela ao “respeito de todas as pessoas, ao amor, à caridade recíproca, a jamais pôr em perigo a própria vida e a dos demais, a moderar a pressa, a impaciência, a euforia da velocidade, para nunca serem causa de lágrimas e de sofrimento”.

“A quantos correm velozes pelas estradas do mundo com as suas esplêndidas motos, obras-primas da inteligência e da técnica”, o Papa encoraja a “elevar o pensamento e o afeto” para Nossa Senhora dos Motociclistas, sua padroeira.

A mensagem foi lida pelo capelão da GNR, ele próprio acompanhado de um capacete, debaixo do braço.

Em 2019, a peregrinação integrou-se no programa oficial de domingo na Cova da Iria, com participação no Rosário e na Missa dominical no Recinto de Oração.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, que saudou todos os que “fazem dos caminhos uma forma de vida”, antes de elogiar, na sua homilia, a “camaradagem”, que considerou uma marca da “mística motard”.

O presidente da celebração assinalou que já na Bíblia há referências a “injustiças, desigualdades sociais, situações de exploração dos pobres pelos poderosos e casos flagrantes de corrupção”.

“A Palavra de Deus faz eco de todas as situações que vitimam os seres humanos, que atropelam a sua dignidade. Mas fá-lo para profeticamente as denunciar e sobretudo para as libertar das amarras da perdição e colocá-las na rota da redenção”, apontou D. Rui Valério.

O responsável pelo Ordinariato Castrense em Portugal observou que o ensinamento de Jesus Cristo deve levar à rejeição da idolatria do dinheiro, porque “só Deus garante a plenitude da vida”.

“O dinheiro, por exemplo, dá-nos algumas coisas, mas priva-nos de tantas outras! E muitas vezes, priva-nos de aspetos essenciais à vida, como a generosidade, o amor fraterno e a valorização da pessoa humana, qualquer que seja a sua condição. Só Deus nos dá a plenitude, só Ele garante a nossa integridade de vida e de missão”, sustentou.

Com início em 2014, a “bênção dos capacetes” acontece anualmente, sempre com um fim solidário.

Dezenas de estandartes foram colocados no corredor central do Recinto de Oração, antes de bênção, na qual se recomenda “precaução e segurança” aos motociclistas, entre os quais se incluíam, por exemplo, profissionais do INEM.

D. Rui Valério aspergiu a assembleia com água benta, num gesto repetido por vários sacerdotes, ao longo da multidão, durante vários minutos, antes do ato de consagração dos motards a Nossa Senhora de Fátima.

O cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, também se quis associar à celebração, com uma mensagem: “Que Nossa Senhora de Fátima vos abençoe, acompanhe e proteja ao longo dos vossos caminhos”.

“Seja ela a estrada segura que vos leve ao horizonte sem fim, que é a vida boa e bela com Deus e com os irmãos”, desejou.

(inf: Agência Ecclesia)