
Partiram de Vigo em direção a Santiago de Compostela na primeira semana de setembro. Searching (procurando) foi o lema da peregrinação. Eram 39 jovens e aprofundaram ainda mais a união do grupo e o conhecimento entre si.
Foi a segunda vez que o grupo de jovens “Os Mensageiros” da Paróquia de S. Martinho de Bougado se aventurou na peregrinação até Santiago de Compostela, tendo realizado a primeira em 2015.
A opção de voltar a realizar o Caminho de Santiago foi de encontro ao que o Papa Francisco havia pedido em 2016, nas Jornadas Mundiais da Juventude em Cracóvia-Polonia: “O tempo que hoje estamos a viver não precisa de jovens-sofá, mas de jovens-sapatilhas”.
Foram cinco dias com poucas horas de sono, muitos quilómetros percorridos (em média 25 por dia),com bolhas nos pés, músculos doridos, mas também de encontro com o outro e de encontro consigo mesmo.
Todos os dias conheceram peregrinos novos e com eles partilhavam experiências de vida o que enriqueceu e mudou a sua forma de olhar para a vida e para o mundo. Todos os dias os jovens procuravam resolver os desafios que lhes eram propostos, assim como ouviam as reflexões direcionadas para cada um dos dias.
“A história dos outros peregrinos, o meu próprio caminho e as reflexões que escutávamos no final do dia tornavam o cansaço insignificante e enchiam o coração de uma forma inexplicável.”, confessa um dos jovens.
Com vontade de procurar algo mais (“Searching…” era o lema da peregrinação), estes jovens acabaram por aprofundar ainda mais a união do grupo e por se conhecerem melhor uns aos outros.
Na chegada à monumental Catedral de Santiago de Compostela, à espera destes 39 jovens esgotados mas alegres, estavam as suas familias, o que resultou num momento de fortes emoções onde se verteram muitas lágrimas com um sentimento de “dever cumprido” e de “auto-superação”.
(inf: Nuno Duque)