
O Projeto “Say Yes” é um itinerário formativo proposto pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e elaborado pela diocese de Lisboa, em ordem a preparar as JMJ de 2020. O mesmo, já pretende ser uma preparação para o novo projeto para a adolescência que está a ser elaborado a nível nacional para os 7º, 8º, 9º e 10º anos. O Projeto “Say Yes” substitui o atual itinerário catequético da adolescência. Aderir não é obrigatório sendo possível inscrever-se no próximo ano.
Na diocese do Porto o projeto já está a ganhar forma. O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) irá proporcionar um itinerário formativo, de cerca de 5 encontros, em três locais diferentes da diocese, a fim de acompanhar os catequistas envolvidos.
Sem a respetiva formação, o projeto poderá resumir-se a encontros e atividades e não responder às exigências de uma “catequese do encontro” que forme a identidade cristã em ordem a assumir o batismo e a inserção na comunidade (iniciação cristã).
Este projeto assume algumas das características do novo projeto catequético que está a ser preparado pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé. Os locais e datas previstos para os primeiros momentos de formação são os seguintes:
28 de setembro, no Centro Pastoral de Amarante das 9.30h às 12.30h
28 de setembro, no Seminário de Vilar, das 15.00h às 18.00h
12 de outubro, no Centro Paroquial de S. João da Madeira, das 17.00h às 20.00h
As inscrições no Projeto Say Yes podem ser feitas até ao dia 28 de setembro no site oficial através do link: https://forms.gle/PSWipdiXnBBDaRwu5
Os catequistas só poderão inscrever a sua paróquia com o conhecimento e autorização do respetivo pároco.
Entretanto, para a formação dos catequistas e gestão do projeto, deverá ser enviada uma ficha de inscrição, assinada pelo Pároco. para o seguinte e-mail: sdecportosecretaria@gmail.com