Renovamento Carismático Católico realiza 42º assembleia nacional (20-22 set)

Movimento reúne em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, de 20 a 22 de setembro, sob o tema “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu” (Is 61,1a).

A assembleia nacional é um “momento de comunhão e de unidade” entre as dioceses de todo o país, uma ocasião “para celebrarmos em conjunto a alegria de pertencermos a Jesus Cristo”, disse José Luís Oliveira, coordenador nacional do Renovamento Carismático Católico (RCC). “É muito importante para sentirmos a força uns dos outros, para rezarmos e celebrarmos juntos”, sublinhou.

Do programa do encontro, o responsável salientou a formação, “extremamente importante para afirmamos a nossa identidade de pertença a Jesus Cristo, para não vacilarmos nem nos perdermos com tantas seduções”. Este ano, os ensinamentos estarão a cargo do Padre Nuno Antunes, pároco do Bonfim e assistente eclesiástico do movimento na diocese do Porto e a nível nacional.

Destaque ainda para os momentos celebrativos, particularmente as Eucaristias, e para a oração de cura e libertação, no sábado à noite. “Há muita gente doente no corpo, na alma e no espírito e este é um momento de graça e de bênção, em que Jesus Cristo manifesta todo o Seu poder, toda a Sua misericórdia e toda a Sua compaixão em favor dos Seus filhos”, referiu José Luís Oliveira.

Sobre o tema, o coordenador do RCC explicou que se trata de um tema “inspirado”, encarado na perspetiva de “retorno às origens”. “Para nós é fundamental vivermos hoje a experiência dos primeiros apóstolos, da unção que impele a partir em missão na força e no poder do Espírito Santo”.

Recorde-se que o movimento tem, a nível nacional, “mais de 500 grupos, com cerca de 30 mil pessoas” que rezam semanalmente, numa “corrente fortíssima de oração pela Igreja, pelo Santo Padre e pelas paróquias”.

(inf: Rita Santos)