Apresentado livro sobre o Padre Baptista, da Obra do Gaiato

Com coordenação de José da Cruz dos Santos, apresentação de Henrique Manuel Pereira (da Universidade Católica – Porto) e prefácio de D. Manuel Linda, Bispo do Porto foi apresentada a obra «Padre Baptista – Alma, Corpo, Mãos e Coração de O CALVÁRIO», edição da Casa do Gaiato, contendo depoimentos dos antigos Presidentes da República Aníbal Cavaco Silva, António Ramalho Eanes Jorge Sampaio, dos juristas José Narciso Cunha Rodrigues, Anselmo Augusto Lopes e Augusto Lopes Cardoso.

Na “Apresentação” podem ler-se as seguintes palavras: «Durante sessenta anos (quantas horas e dias têm sessenta anos?), com a facilidade que dá a prática, Padre Baptista alimentou, limpou, virou, mudou, cuidou corpos e mentes retorcidos como nós. Foram eles, afinal, o corpo de delito que (…) o condenou…

O presente livro reúne as peças documentais testemunhais de um pedido de indulto que no seu conjunto configuram e documentam um processo singular como, de resto, singular é o homem em torno do qual tudo gira. Aqui depõem: António Ramalho Eanes, Jorge Sampaio, Aníbal Cavaco Silva, Cunha Rodrigues, Anselmo Augusto Lopes e Augusto Lopes Cardoso.

O condenado recebeu o indulto do Presidente da República, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, no Natal de 2018…»

O Padre Batista fora condenado em março de 2017 a dois anos e nove meses de prisão com pena suspensa e foi indultado pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa no Natal de 2018.