Fogueira da injustica

“Fogueira da injustiça” é a expressão que o bispo de Roma, Francisco, – em Cristo Vive! -, usa para afirmar que os jovens estão fartos de verem o descartar de tudo, como muitos governantes e poderes agem. Se descartarmos tudo, ficamos só nós – dizem-, e barriguinha minha deita-te e come o que sonegastes. Só que esta história já tem milhares de anos, e nós só vivemos se existirem os outros.

Por Joaquim Armindo

Fartos da injustiça e do descarte, fartos de poderes que reinam centralmente, e como já não possuem outras “fogueiras”, atiçam a fogueira da injustiça. Fartos de ouvirem palavras, desfasadas dos atos e atitudes, não encontram na Igreja a fonte alimentadora de Jesus Libertador. O “descarte” é colocar de lado, que ninguém veja e ouça, para que a “fogueira” possa queimar em lume brando, todas e todos que se levantam contra as situações mais injustas, que são flanqueadoras do desgaste da dignidade das mulheres e dos homens. É nisto que jogam os poderes, refletidos por todas as organizações da sociedade.

Esta fogueira da injustiça e o descarte também se aplica aos seres vivos, como os existentes na Amazónia, e em todos os países onde uma economia preocupada consigo mesmo, não consegue vislumbrar a Vida. É uma injustiça e uma fogueira muito maiores que outras já existentes, que se faz sentir nas nossas irmãs nos nossos irmãos indígenas, ameríndios, e nas suas casas, a floresta e os outros seres vivos, todos Criação de Deus. A injustiça é uma negação da Paz, e quem por qualquer razão desconhece a oração, como diz a Igreja Anglicana do Brasil, ora +ação, não pode ter Paz e Justiça. Estamos a descartar-nos a nós próprios ao não defendermos todas as Amazónias existentes, também em Portugal. Uma Igreja que “ora” tem “ação”, e se não tiver esta não “ora”. Quem não “ora”, ou seja, quem não reflete e fala com outrem, crente ou crente de que não é crente, não pode entrar em ação. Por isso, a Amazónia também é nossa, porque Deus a deu, ninguém a “compra”. A Terra nunca foi transacionada pelo Criador, mas foi dada para que a mantivéssemos.

Mas o descarte e a “fogueira da injustiça”, está por todo o lado, aqui e agora, e também na nossa Igreja de Jesus.