Centro de Caíde de Rei

Caíde de Rei, no concelho de Lousada, insere-se numa região arqueológica e toponimicamente bem documentada, existindo por ali desde vestígios materiais de povos pré-históricos, fortificados castrejos e edificações dolménicas, a topónimos que indicam a ancianidade desta povoação. Porém, não ignorando a sua ancianidade, sobre as origens do nome da localidade não abundam certezas.

Por Lino Maia

Mas sobram convicções sobre a importância do seu Centro Social e Paroquial, uma instituição de ereção canónica idealizada simultaneamente para a integração social e comunitária, para a promoção de atividades de apoio às famílias da comunidade, nomeadamente a crianças e jovens, e para a proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de carência ou diminuição de meios de subsistência ou capacidade de trabalho.

Presentemente, dirigido por uma equipa que tem como seu guia o Padre André Soares, pároco, o Centro tem encaminhado a sua ação particularmente para duas áreas de intervenção. Através da sua valência de Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), com acordo de cooperação com a Segurança Social para 18 utentes, o Centro apoia crianças e jovens a partir dos 6 anos de idade. Como seus principais objetivos, atribui-se a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal, a participação na vida em grupo, a promoção de atividades integradas num projeto de animação sociocultural e o respeito e aceitação mútua. No caso concreto desta valência, proporciona atividades extracurriculares, nomeadamente acompanhamento no estudo, artes plásticas, ateliers diversos (bijutaria, culinária, dança, leitura e pintura), jogos lúdico-pedagógicos e trabalhos manuais. No período de férias escolares, entre outras atividades, estão incluídas uma semana na praia e visitas diversificadas, nomeadamente ao Jardim Zoológico.

Porque envelhecer é um desígnio mas nem sempre tarefa fácil, porquanto a sociedade atual muitas vezes vê o idoso como fonte de grandes encargos e o afasta da vida social, o Centro de Caíde de Rei idealizou um espaço adequado e que vá de encontro às necessidades das pessoas idosas, considerando que estes são uma das camadas populacionais mais desprotegidas socialmente e mais atingidas por situações de isolamento e solidão. É neste contexto que, presentemente, se concentram no Centro 10 idosos, com idades entre os 60 e os 97 anos. Aí se promovem atividades físicas, lúdicas, mentais e de estimulação cognitiva e psicomotricidade. Essencialmente, este projeto tem como objetivo o favorecimento de relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, partilha de experiências entre eles e a promoção de atividades de cultura, educação/formação, lazer e recreio.

Para além da atenção àquelas faixas etárias, com o seu projeto “Comboio do Avesso”, o Centro viu aprovada pelo Portugal Inovação Social a sua candidatura à fase de Capacitação, que visa a prevenção e a sensibilização contra a violência doméstica.

Numa pequena localidade, é uma bênção um Centro Social Paroquial como o de Caíde de Rei. Com ele vive-se a caridade e valoriza-se a comunidade.