
A igreja de São Miguel de Rebordosa encheu-se de alegria para o Envio Missionário do seu pároco, padre Mário João Soares, para a Missão de ITOCULO, Moçambique. O dia 11 de agosto começou bem cedo para aqueles que preparam a Festa. Logo pela manhã, diferentes equipas paroquiais ultimaram os preparativos. Este foi um dia muito especial, de particular alegria, mas também de saudade para todos os paroquianos de Rebordosa, Baltar e Gandra, que juntos prepararam esta celebração.
O belíssimo tapete de flores, cheio de simbolismo, embelezou o chão desde o centro paroquial até ao adro da igreja, recebendo assim a procissão solene para a celebração. Bem no centro do adro podia-se ver uma grande vela com a chama da Missão desenhada dentro do mundo, aquele em que vivemos e no qual somos chamados a ser Missionários. Belas flores uniam a grande distância física entre os dois continentes (Europa e África), mais concretamente Rebordosa/Baltar a Itóculo – Moçambique, com 11.220 km de distância.
“Estai preparados, com as lâmpadas acesas…para a Vinda do Senhor!” – foi este o cântico de entrada com que assembleia recebeu o Senhor Bispo Auxiliar Dom Armando Esteves Domingues, Padre Mário João e Padre Felisberto, padres convidados e acólitos. O coro que animou a celebração, que juntou as vozes dos coralistas de Rebordosa e Baltar, foi dirigido pelo seminarista José Pedro Novais, acompanhado pelo organista Diogo Gomes, pela violoncelista Tânia Silva, e pelos violinistas Liliana Ferreira e Ivo Magalhães. A cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Presidentes de Junta de Rebordosa e Baltar, bem como os representantes de diferentes associações e coletividades das duas freguesias.
Na homilia, o Bispo Dom Armando deixou-nos um grande desafio: que não esqueçamos como leigos de ser missionários e de sair do nosso sofá, não cruzando os braços, mas partindo ao encontro dos outros, tal como o Padre Mário João fará em Itóculo, Moçambique. “Não temas pequenino rebanho” foi a mensagem final do nosso Bispo para toda a assembleia, incentivando toda a comunidade a manter-se unida e firme na fé, durante esta missão.
Após a homília, seguiu-se o rito da bênção da cruz do envio, em que as comunidades de Baltar e Rebordosa ofereceram dois símbolos – a Cruz e a imagem da Mãe Peregrina, fruto da caminhada “Todos Discípulos Missionários”, para que acompanhe o Padre Mário João sempre e em cada dia. O Padre Mário João agradeceu o gesto e pediu que a comunidade reze por ele, pois essa, sim, é a maior expressão de força e união que ele poderá receber.
Finda a cerimónia, houve espaço para uma tarde de convívio e partilha, animada pela banda católica Yeshua, que generosamente dinamizou o momento com belas canções temáticas. A largada de balões que formaram a palavra “ITOCULO” simbolizou o nosso ponto de encontro com o Padre Mário João: o céu… a oração. Muitos foram os presentes que felicitaram o Padre Mário João com muito carinho neste dia tão importante de festa e de envio.
Ficamos na esperança que esta CHAMA, que ferve no seu e nos nossos corações, volte ainda mais forte, para que a alegria do Evangelho continue a ser a nossa missão: daquele que vai e de nós que ficamos.
E ficamos bem entregues! Ficamos com o P. Felisberto, que nos vai acompanhar ao longo deste ano, como administrador paroquial de Rebordosa e Baltar. Que este seja, também para ele e para todos nós, um ano de especial Graça do Senhor, de feliz encontro e partilha, na Alegria do Evangelho, pois é Ela a nossa missão. “Amas-me?”– “Tu sabes tudo”. (Jo. 21, 15.17)
(inf: Paróquias de São Miguel de Rebordosa e São Miguel de Baltar)