
No passado dia 26 de Julho, cerca de 150 jovens, representando a juventude da diocese do Porto, agora na zona pastoral do Nascente, juntaram-se na Igreja de Santa Maria, no Marco de Canavezes para a vigília que deu início à última caminhada de fé para este ano pastoral.
Na vigília fomos provocados com várias emoções de medo, confiança, fé, caridade, amor entre outros, observando a encenação musical do grupo Macpiremo. Esta encenação foi baseada no tema para a caminhada “Da anunciação à visitação”, que nos envolve e prepara no tema para as próximas JMJ “Maria levantou-se e saiu apressadamente”. Assim fizeram os jovens, partiram em caminhada, como meta final o Santuário da Nossa Senhora do Castelinho, passando por alguns pontos de paragem (Igrejas e outros tal como um museu), confiantes assim como Maria, a experienciarem intimamente esta vontade de ir ao encontro do próximo que nos chama e conhecendo melhor este mistério da visitação.
Os temas das 4 paragens principais foram: Anúncio, Esperança, Medo e Superação. Ao longo das paragens, cada um teve o seu “Tempo do Ser, com Deus”, e pelas dinâmicas individuais, olhar para si mesmo e colocar diante Dele, tudo em oração. A caminhada teve locais de dureza e a chuva tornou-se presente, mas a vontade e força da fé em terminar aquilo que se começa ajudou a superar os obstáculos. Os momentos lúdicos em cada estação presentados por uma paróquia participantes também animaram os caídos. Assim como o reforço de comida e água em cada ponto pelos jovens das paróquias anfitriãs, foi um renovar forças para continuar.
Terminamos com Eucaristia presidida pelo Bispo Auxiliar D. Armando Domingues, sendo abençoada por uma chuva constante. Apesar do cansaço, muitos foram aqueles que demonstraram a alegria desta noite que marcou, e todos partiram para suas casas com a missão de assim como Maria, partirem apressadamente ao encontro do outro.
(inf: SDPJ)