XXVI Encontro dos padres e teólogos naturais de Penafiel

«Eu venho, Senhor, à vossa presença:

ficarei saciado ao contemplar a vossa glória.» (Slm. 16, 15)

Como já vem sendo hábito, realizou-se, no dia 15 de julho, pela 11h, o XXVI encontro dos padres e teólogos naturais do concelho de Penafiel. Este ano contamos com a especial presença do padre Micael Silva, natural de S. Martinho de Recezinhos, e que fora ordenado presbítero no dia anterior, na Sé Catedral do Porto. Honrou-nos com a sua presença o Sr. D. Manuel Linda, Bispo do Porto, presidindo à Eucaristia e, de seguida, ao almoço. Ainda de assinalar a presença de cerca de 20 presbíteros e 2 seminaristas alunos de teologia, que frequentam o Seminário Maior do Porto.

O ponto de encontro para o fraterno convívio foi a paróquia da Capela, sendo o anfitrião o padre Sousa Alves, filho da terra; refere-se ainda a presença do pároco, padre Marílio Faria.

Na Eucaristia – antecedida de Hora Intermédia -, onde participou parte da comunidade paroquial, partindo das respetivas leituras e evocando a figura de S. Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja, D. Manuel destacou 3 elementos que considerou importantes para uma vivência ministerial com autenticidade, fidelidade e fiabilidade. Começando por tocar (n)a problemática dos nossos dias, atendendo às dificuldades na vivência do ministério ordenado, D. Manuel referiu a importância dos encontros entre os presbíteros como sinal da Unidade, Fraternidade e Comunhão – «o lugar do presbítero é o presbitério» – como diz o teólogo jesuíta André Manaranche.

D. Manuel Linda ainda referiu toda a dinamicidade dos presbíteros de Penafiel, salientando a enorme importância de D. António Ferreira Gomes, natural de Milhundos, que fora Bispo do Porto (1952-1982); longe estávamos nós de imaginar que alguns dias depois do encontro, saíra a nomeação episcopal do padre Vitorino Soares – natural de Luzim, pároco em Paredes e que esteve presente no encontro – para exercer o ministério episcopal como Bispo Auxiliar do Porto! Uma enorme alegria de todos os presbíteros de Penafiel!

Da Unidade Presbiteral, D. Manuel destacou a santidade de vida – vivida de forma autêntica por S. Boaventura – como meta universal de todos os crentes, mas muito em particular dos que vivem a vocação no ministério ordenado, tendo consciência de que a nossa proteção está no nome do Senhor (cf. Slm. 123 [124]).

Por fim, sinalizou a realidade vocacional, tendo como ponto de inflexão e reflexão a realidade atual; dele destacou a necessidade da atenção (e prioridade) pastoral no discernimento vocacional, procurando que se esteja atento, de entre todas as realidades, às vocações em ordem ao sacerdócio ministerial.

Ao terminar a Eucaristia, o padre Sousa Alves deixou um agradecimento muito especial ao Sr. D. Manuel pela correspondência ao convite, pela presidência e autêntica estima pelos presbíteros que são naturais de Penafiel.

Ainda de referir, antes da tradicional foto de grupo, as amáveis palavras do Sr. Presidente da Junta, que marcou presença na celebração eucarística.  Seguidamente à concelebração na Igreja Matriz, realizou-se o almoço/convívio na paróquia de Paço de Sousa.

O próximo encontro dos padres e teólogos de Penafiel será a 13 de julho de 2020, na paróquia de Bustelo, sendo o promotor do mesmo o padre José Sousa Barros, natural da mesma terra.

(inf: Alexandre Moreira)