Jovens: caminhada na Fé da Zona Norte decorreu de 12 para 13 de julho

Realizou-se a terceira Caminhada da Fé de 2019, na Vigararia de Trofa/Vila do Conde, zona Pastoral Norte, na noite de 12 para 13 de julho.

A caminhada teve como tema “Via Lucis”, com início na igreja Nova de S. Martinho do Bougado – Trofa e terminou na igreja de Covelas no total de 12 kms, contou com a participação de cerca de 200 Jovens da Diocese do Porto.

A caminhada iniciou com uma vigília de oração, de introdução à Via Lucis, onde se procurava levar os jovens a reconhecer Jesus como o Salvador e a Luz para revelar às nações a glória de Israel. Rezando, assim, por todos os Jovens que têm esta especial missão de serem portadores dessa luz.

A vigília de oração contou com a presença do Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves e do Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, do Diretor do Secretariado, Padre Jorge Nunes, do Assessor da Pastoral Juvenil, Padre Diogo e dos Padres e Diácono da Vigararia da Trofa.

No final da vigília, O Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves, disse aos Jovens “Deus quer que Tu também sejas Luz; não tenham medo de escutar o silêncio; devem sempre Respeitar e Nunca serem indiferentes, ser indiferente é deixar que a Luz se apague”.

Já D. Américo Aguiar fez a ponte para o tema “Maria foi apressadamente ter com Isabel” dizendo aos Jovens que é preciso descobrir os novos caminhos.

Terminada a Vigília os jovens foram convidados a reunirem-se junto à entrada principal onde teve início a representação da Via Lucis.

Durante o percurso houve diversas paragens sempre com representação da Via Lucis.

Na igreja de Covelas, realizou-se a Eucaristia que contou com a presença dos Padres da Vigararia da Trofa, do Assessor da Pastoral Juvenil Trofa/Vila do Conde, sendo presidida pelo Diretor do Secretariado da Pastoral Juvenil.

Durante a homilia, o Padre Jorge Nunes falou sobre a experiência proporcionada aos nossos Jovens. “Onde por vezes só se vê escuridão, Jesus caminha ao lado de todos, faz se presente. Com esta experiência de caminhada noturna, permitiu-nos perceber que Deus está sempre connosco e Deus faz-se realmente presente connosco, no nosso coração, mas também presente no coração Daquele que caminha connosco, Naquele com quem partilhamos o nosso caminho e podemos ai sentir a Sua presença.”

Termina dizendo “que a claridade deste novo dia faça clarificar a nossa Fé, que a claridade deste novo dia que nasce, faça sentir em nós a presença de Jesus Cristo e que sejamos capazes de abrir o nosso coração e deixar ecoar nele as palavras de Jesus”.

O sucesso desta Caminhada de Fé deve-se essencialmente ao esforço e trabalho dos Srs. Padres Assessores da Juventude desta zona Pastoral e, principalmente, ao empenho dos jovens da vigararia da Trofa/Vila do Conde.

É assim que Cristo vive, e a juventude do Porto permanece de “Pé e ao Pé”.

A próxima Caminhada na Fé já está marcada e anunciada, para a noite de 26 para 27 de julho, Zona Pastoral Nascente, em Marco de Canaveses.

(SDPJ)