
Cordial saudação ao novo Bispo Auxiliar do Porto
Ao mesmo tempo que, em Roma, sai a notícia para a Igreja universal, é com imensa alegria que informo a Diocese do Porto de um dom recebido do Céu, por intermédio do Papa Francisco: a nomeação do senhor Dom Vitorino José Pereira Soares como novo Bispo Auxiliar do Porto.
Como é do domínio público, D. Vitorino já pertencia ao nosso clero diocesano: é originário da Diocese do Porto e nela sempre estudou, trabalhou pastoralmente e residiu. Foi ordenado Presbítero, a 14/07/1985, na nossa Sé e, como tal, incardinado na Igreja portucalense.
Possui vasta experiência evangelizadora e de liderança, pois, ao longo da sua vida pastoral, desempenhou diversos ofícios eclesiásticos: estagiário no Seminário do Bom Pastor; Capelão Militar; colaborador numa Paróquia da cidade do Porto; Prefeito no Seminário Maior e Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude; Pároco de Castelões de Cepeda e da Madalena; Vigário da então 4ª Vigararia do Nordeste e, posteriormente, Vigário da Vara de Paredes, ao longo de muitos mandatos; membro eleito do Conselho de Pastoral Diocesano; membro nomeado, desde há muitos anos, do Conselho de Coordenação Pastoral, etc.
Esta ligação «genética» ao Porto, ao seu clero, religiosos e leigos, tornam-no particularmente sensível para a compreensão das habituais vivências, específicas sensibilidades e justas aspirações da nossa Diocese. E o seu temperamento acolhedor e afável muito contribui para fazer desta Igreja uma comunidade acolhedora, motivada, sensível e fraterna.
A sua Ordenação Episcopal, na nossa Catedral, será, em princípio, no dia 29 de setembro. Contamos com significativa presença de clero, religiosos e leigos.
Ao Santo Padre, o Papa Francisco, em nome da Diocese do Porto, agradeço, de coração, este dom precioso. Ao Bispo eleito, dou as boas-vindas ao ministério apostólico: recebe, caro Dom Vitorino, o abraço fraterno deste teu irmão mais velho.
Porto, 17 de julho de 2019
+ Manuel, Bispo do Porto