
O diaconado permanente da diocese do Porto concluiu as suas atividades de 2018/2019 com o convívio final de diáconos permanentes, candidatos em formação e famílias, realizado na tarde de sábado, 6 de julho, no Monte de São Gens, Santigado de Bougado. Os participantes foram acolhidos pelo pároco, P. Bruno Marcelo, pelo vigário da vara, P. Luciano Lagoa, e pelos dois diáconos permanentes daquela comunidade paroquial, José Maria Vasconcelos e João Alves.
D. Manuel Linda, Bispo do Porto, presidiu à Eucaristia, concelebrada pelos referidos sacerdotes e pelo P. Adélio Abreu, delegado episcopal para o diácono permanente; Eucaristia em que também participou a comunidade paroquial. Na homilia, o Bispo diocesano comentou os textos bíblicos do domingo, aludiu sumariamente à missão do diácono permanente e agradeceu às famílias a compreensão e o apoio aos diáconos no exercício do seu ministério.
Seguiu-se o convívio à volta da mesa com as iguarias que cada família levou para partilhar, saboreadas ao ritmo da conversa entre todos.
O convívio final do diaconado estreita os laços de amizade e comunhão entre os diáconos permanentes, os formandos e as respetivas famílias. Possibilita também o encontro alargado das famílias com o Bispo diocesano, que assim melhor conhece e acompanha aqueles que já abraçaram o ministério diaconal e aqueles que se prepararam para o assumir. Ao convívio fraterno só obstou a diminuta participação, distante dos 98 diáconos permanentes ao serviço da diocese referidos por D. Manuel no início da celebração eucarística. Juntam-se-lhes os candidatos em formação, três da diocese do Porto e um da diocese de Lamego, que, a pedido desta diocese, se encontra a fazer a sua formação no Porto. Os que se fizeram presentes tiveram, contudo, oportunidade de conviver com os irmãos no ministério, as famílias e o bispo diocesano, e de apreciar a beleza do Monte de São Gens, que se alarga ao horizonte alcançado por cada olhar.