
Uma biografia do Padre Américo (1887-1956), em formato infantojuvenil, acaba de ser editada pela Editora Letras e Coisas.
Com o título CAMINHOS NA MINHA TERRA. UMA HISTÓRIA DO PAI AMÉRICO, o texto é da autoria do Padre José Alfredo, Reitor do Seminário Maior do Porto, e as ilustrações do pintor Avelino Leite. A história divide-se em 9 capítulos curtos. O fi o da narrativa é conduzido por um pequeno de nome Francisco, natural de Campo, o local onde se deu o fatídico acidente de viação que viria a vitimar, dois dias depois (16 de Julho de 1956), o Pai Américo. O livro terá uma distribuição pelas várias vigararias da Diocese do Porto, mas não só, e tem o apoio integral à edição da Irmandade dos Clérigos.
Estão previstas, para já, duas apresentações: A primeira, no dia 26 de Junho, quarta-feira, na igreja de S. Martinho de Campo, Valongo, às 21:00 horas. Estará presente o Bispo Auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues.
A segunda, no dia 28 de Julho, Domingo, no Seminário Maior de Coimbra, às 16:00 horas, com a Eucaristia presidida pelo Senhor D. Virgílio Antunes. Nesse dia, celebram-se 90 anos de ordenação presbiteral de Américo Monteiro de Aguiar, por D. Manuel Luís Coelho da Silva, Bispo de Coimbra. O Padre Américo foi o fundador da Obra da Rua e a sua Causa de Beatificação segue o seu curso na Congregação para as Causas dos Santos, em Roma.