
Realizada na Vigararia de Maia, zona Pastoral Grande Porto, na noite de 14 para 15 de junho, realizou-se a primeira Caminhada na Fé, de 2019.
É já o segundo ano que o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da nossa Diocese, desafia os jovens, através das zonas pastorais, a caminhar das “das trevas á luz”, como discípulos amados.
Esta primeira teve como pano de fundo os Discípulos de Emaús que “caminhando cegos” custaram a reconhecer Jesus e 12 km entre Igreja da Vigararia da Maia: Maia, Gueifães, Milheirós, Vermoim, Santa Maria de Avioso, terminando em Moreira da Maia, Mosteiro do Divino Salvador.
A caminhada iniciou em pleno coração da Cidade da Maia, Igreja Nossa Senhora da Maia, com acolhimento e muita animação, foram cerca de 250 jovens que acorreram a este chamado.
Antes do arranque numa vigília de oração os jovens eram convidados a refletir em muitas das palavras do Papa Francisco, escritas na Exortação Apostólica Pós Sinodal “Cristo Vive”. Como vivo a minha vida ?, o que desejo para mim?, como olho para o meu passado?, como encaro do meu futuro?, que papel Jesus ocupa na minha vida?, que lugar lhe dou?, será que realmente o reconheço em cada partir do pão, em cada Eucaristia?, foram algumas das perguntas e reflexões lançadas.
Já na Igreja de Gueifães, a proposta era de reflexão junto á Cruz de Jesus: “Quem é Jesus para mim? O que espero d´Ele? Já fiquei desiludido com Ele?
A noite já ia avançando e os jovens chegam á Igreja de Milheirós. Aqui a proposta era: “Deter-se junto da Palavra e refletir, a saída levar uma pequena luz”. Com o caminho mais iluminado pela Palavra seguiram para Vermoim.
Nesta paragem, além da reflexão e oração a Santo Inácio, o conforto fazia-se com um lanche reforçado e uma pausa maior.
Já perto do amanhecer, a faltar 6 km para o fim da aventura, em Santa Maria de Avioso, os jovens refletiam no sim de Maria, que nos deu Jesus Vivo, e junto á Pia Batismal faziam o seu compromisso.
O sol já espreitava e na chegada ao Mosteiro de Moreira, esperava-os o Sr. D. Manuel Linda, Bispo do Porto, que fez questão em vir celebrar Eucaristia com os jovens.
Durante a homilia, D. Manuel Linda saudava e dava graças pela coragem dos jovens em se disporem a fazer esta caminhada. Dizia: “podíeis ter escolhido fazer outra coisa qualquer, mais confortável, … ou ter ido sair com os vossos amigos, … mas escolhestes fazer esta caminhada…”. Dizia, ainda, que muitos jovens procuram a felicidade por outros caminhos, desconhecendo que Jesus é o caminho mais feliz. Na conclusão, dava-lhes animo para se manterem firmes no caminho de Jesus.
O sucesso desta primeira Caminhada a Fé deve-se essencialmente ao esforço e trabalho dos Srs. Padres Assessores da Juventude desta zona Pastoral e, principalmente, ao empenho dos jovens da vigararia da Maia.
É assim que Cristo vive, e a juventude do Porto permanece de pé, junto de Deus, e ao pé, de cada um dos irmãos.
A próxima Caminhada na Fé já está marcada e anunciada, noite de 28 para 29 de junho, Zona Pastoral Sul, em Santa Maria da Feira.
(inf: sdpj)