Gaia Norte – Encontro com a Cultura. Bispo do Porto: “Precisamos da vossa linguagem”

D. Manuel Linda frisou a sua intenção de renovar a Comissão Diocesana da Cultura.

A Visita Pastoral à Vigararia de Gaia Norte teve no passado dia 4 de junho, terça-feira, um momento alto com um encontro com os artistas e agentes culturais do município de Vila Nova de Gaia. Decorreu no Auditório da Casa Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo Macedo. Presente o bispo do Porto, D. Manuel Linda acompanhado pelo bispo auxiliar, D. Armando Domingues. Presente a Vereadora da Câmara Municipal de Gaia com a responsabilidade da cultura, Paula Carvalhal.

O Cónego Arnaldo Pinho proferiu uma conferência sobre “Sophia de Mello Breyner, poesia, imanência e transcendência”. A poesia da escritora, no centésimo ano do seu nascimento, foi dada a conhecer através de um momento de recitação das suas poesias na interpretação de Paulo Moura Lopes, intercalado por música que foi proposta por Maria José Souza Guedes e Luís Meireles.

O evento teve ainda um momento de partilha e diálogo tendo sido finalizado com uma intervenção final de D. Manuel Linda. Na ocasião, o bispo do Porto assinalou a importância do encontro com o mundo da cultura, no âmbito da Visita Pastoral a Gaia Norte. Para além do contacto com as populações, com as paróquias e também com o mundo empresarial, D. Manuel Linda acentuou a importância dos agentes culturais.

Sublinhando o relevo da “linguagem das artes” o bispo do Porto apelou a que seja renovada a “Comissão Diocesana da Cultura”. “Precisamos da vossa linguagem. Provoquem-nos no sentido de obrigar-nos a ver mais do que aquilo que está na forma” – disse D. Manuel Linda declarando que “está na hora de voltar a fazer pontes com o mundo da cultura”.

(RS)