
A Paróquia de S. Pedro de Avintes, Vila Nova de Gaia, vestiu-se de festa para acolher a Visita Pastoral de Dom António Augusto de Oliveira Azevedo, Bispo Auxiliar do Porto, durante a semana de 20 a 26 de maio. A última Visita tinha sido realizada por Dom Manuel Clemente, atual Cardeal Patriarca de Lisboa, há cerca de dez anos.
Todos se uniram, com muito ânimo e empenho, para acolher este feliz acontecimento. Desde logo foram traçados pelo Conselho Paroquial de Pastoral os objetivos fundamentais desta visita. Considerou-se que o essencial era permitir que o Senhor Bispo conhecesse a Paróquia e a comunidade local em duas vertentes: numa primeira o tecido social, político, empresarial, cultural, associativo, educativo e socio-caritativo da Freguesia; e numa segunda, a realidade pastoral nos seus grupos, movimentos, agentes e atividades. Resumidamente uma visita “ad extra” e “ad intra”.
Apresentaremos de seguida o programa cumprido durante esta semana. Das muitas empresas que estão sediadas em Avintes (só no sector transformador são cerca de 75) fomos visitar cinco delas. Em todas fomos acolhidos com enorme amabilidade. Visitamos a Quinta e Zoo Santo Inácio (espaço pedagógico com grande variedade de animais), a Klavness (empresa de calçado com exportação para o mercado Norueguês), Lusoimpress (gráfica de pequenos e grandes formatos), Cimaca (empresa de comercialização de todo o tipo de materiais de construção) e por fim a Sogrape (empresa de produção e comercialização de vinhos considerada como uma das melhores do mundo no seu ramo). De toda esta visita ficou a certeza de que Avintes é uma freguesia com um forte polo industrial que lhe permite ter uma baixa taxa de desemprego e uma boa dinâmica laboral. Fomos também ao encontro das Escolas da Freguesia de Avintes, que fazem parte do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente. Visitamos as Escolas Básicas de Aldeia Nova, Cabanões, Fernando Guedes e Adriano Correia de Oliveira. Contamos com o apoio dos Professores de Educação Moral e Religiosa Católica que lecionam nestas para conhecermos os corpos docentes e discentes de cada uma delas. Foi com enorme alegria que contactamos com crianças e adolescentes, assim como com os Professores e Funcionários que diariamente garantem o bom funcionamento destes equipamentos educativos. Fomos muito bem recebidos em todas elas. Destacamos os momentos de convívio com os Professores realizados em ambiente de proximidade durante o intervalo das aulas. Decidimos também visitar as instituições que nas áreas da Segurança e Saúde garantem o bem-estar do Povo Avintense. Fomos cumprimentar os elementos da GNR – Posto Territorial de Avintes, os Corpos Diretivos e Comando da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Avintes, e toda a equipa (Médicos, Enfermeiros e Administrativos) da Unidade de Saúde Familiar de Avintes. Nestes três espaços tivemos oportunidade de perceber o esforço que estes profissionais fazem para servir, com os recursos disponíveis, a População Avintense.
O Conselho Pastoral deu a conhecer a Dom António Augusto os agentes políticos da Freguesia num jantar convívio onde estiveram presentes o Executivo da Junta de Freguesia, o Presidente da Assembleia de Freguesia, e um representante eleito de cada Partido Político com assento na Assembleia de Freguesia. Após o jantar proporcionou-se um encontro no Salão Nobre da Junta de Freguesia com todas as Direções das Coletividades existentes em Avintes. Avintes possui mais de trinta coletividades nos campos do desporto, cultura, ecologia e ação socia-caritativa e é muito conhecida pelo seu teatro amador. Foi um momento muito enriquecedor onde cada Coletividade se deu a conhecer e mostrou a força e importância do associativismo em Avintes. Por fim, e ainda “fora” do campo Pastoral e Paroquial, fomos visitar duas Instituições Particulares de Solidariedade Social que servem a comunidade: a Fundação Joaquim Oliveira Lopes direcionada para a infância e o Centro Social Mário Mendes da Costa para a terceira idade. Ambas foram edificadas por benfeitoria testamentária de seus Fundadores e revelam uma forte sensibilidade para as necessidades de cariz social. São de enorme necessidade e utilidade para a população local, servindo diariamente centenas de pessoas com enorme zelo e competência. Dom António Augusto teve oportunidade de visitar as instalações, Utentes e Funcionários, assim como os Órgãos Diretivos e Técnicos que amavelmente fizeram questão de estar presentes.
Embora seja importante o Senhor Bispo conhecer a realidade envolvente a prioridade como Pastor é conhecer as suas ovelhas, ouvi-las e animá-las, confirmando-as na Fé. O programa pastoral contemplou também momentos de encontro com as forças vivas da paróquia. Realizou-se um jantar com o Conselho Económico – Fábrica da Igreja e um almoço com a presença de todos os elementos do Conselho Paroquial de Pastoral. Dedicou-se uma noite para que os agentes pastorais se encontrassem com o Senhor Bispo. Todos se apresentaram e deram a conhecer. O Conselho Paroquial de Pastoral estava em funções há já algum tempo, mas achou-se por bem solenizar este encontro com a sua Tomada de Posse pública. Pedimos a Dom António Augusto que nos dirigisse algumas palavras orientadoras e inspiradoras para que pudéssemos renovar e fortalecer o nosso espírito de serviço. Concluímos com um pequeno convívio onde todos tiveram oportunidade de cumprimentar o Senhor Bispo pessoalmente. Aproveitando os ritmos pastorais foram realizados mais dois encontros de enorme riqueza e sentido pastoral com os grupos da catequese paroquial. Um primeiro com todas as crianças e pré-adolescentes, e um segundo com os adolescentes, jovens, escuteiros, elementos do Movimento Fé e Luz e Crismandos. Estiveram também presentes os seus catequistas e familiares. Estes encontros contaram com um momento de fraterno diálogo, a celebração da Eucaristia e convívio. Também houve espaço para visitar a sede do Agrupamento do CNE 462 Avintes. Estes encontros pautaram-se por alguma informalidade permitindo uma aproximação da pessoa e ministério do Senhor Bispo a cada criança, adolescente e jovem. Assim se conseguiu revelar de forma mais visível a dimensão eclesial e comunitária da Igreja a que pertencemos.
Dom António presidiu a duas Eucaristias celebradas em Capelas paroquiais: Capela de Santa Isabel e Capela do Senhor do Palheirinho. Reuniu-se em cada uma delas a população local que por motivos de pertença e proximidade frequentam e animam espiritualmente estes espaços sagrados. Na visita que fez ao Bombeiros de Avintes teve também oportunidade de conhecer a capela do Senhor dos Aflitos que também é paroquial. Ainda dentro dos momentos celebrativos realizou-se uma Eucaristia com a presença dos doentes, seus familiares e cuidadores na qual foi ministrado o Sacramento da Unção dos Enfermos. Os Ministros Extraordinários da Comunhão e as colaboradoras do Centro Social Mário Mendes da Costa ajudaram nas deslocações e garantiram o bem-estar de todos os doentes. A alegria e ânimo destes, que na sua fragilidade se viram reconhecidos e valorizados, proporcionou momentos de enorme riqueza humana e pastoral. Todos tiveram oportunidade de conviver mais de perto com o Senhor Bispo no lanche que se seguiu. A Visita Pastoral atingiu o seu ponto alto na celebração da Eucaristia de encerramento na qual foram crismados 15 jovens que durante 11 anos se preparam para este momento decisivo no seu percurso cristão. Estes 15 jovens foram para toda a comunidade um sinal visível da esperança cristã, que vai dando bons frutos. Antes de concluir aproveitamos esta oportunidade para agradecer a todos, sem exceção, que pensaram, colaboraram e executaram os vários trabalhos levados a cabo para que tudo corresse bem durante esta semana. Expressamos a nossa profunda gratidão a Dom António Azevedo pela sua presença fraterna e amiga e desejamos os melhores êxitos pastorais na nova missão que lhe foi confiada pelo Papa Francisco de servir, em breve, a Diocese de Vila Real. É de real importância que se dê agora continuidade à riqueza pastoral e eclesial que nos foi proporcionada nestes dias. Compete às instâncias pastorais paroquiais integrar progressivamente as orientações deixadas por Dom António Azevedo. Queira Deus sejamos capazes deste desafio.
(inf: padre Renato Poças, paróco de Avintes)