Novo fascículo da Revista Igreja Portucalense

Acaba de sair o fascículo 48 da revista da diocese do Porto “Igreja Portucalense”, referente ao período de setembro a dezembro de 2018.

Em “Da Sede de Pedro”, a revista apresenta uma crónica da Santa Sé referente a esse período (“O problema não é a tempestade presente, mas o modo como navegar na vida”, de José M. Pacheco Gonçalves), assim como alguns textos pontifícios selecionados para a ilustrarem.

Em “Atos Episcopais”, reúnem-se a homilia de Natal, 16 mensagens e duas intervenções de D. Manuel Linda, de saudação a D. Armando Esteves Domingues e D. Rui Valério, assim como a homilia de D. António Taipa na celebração de ação de graças pelo seu ministério episcopal, a homilia de D. Pio Alves no seu Jubileu sacerdotal e duas intervenções de D. António Augusto Azevedo, proferidas no último Sínodo e no contexto das celebrações do cinquentenário do Seminário do Bom Pastor.

Oferecem-se também as sínteses das sessões do Conselho Presbiteral (“Integração de casais recasados e futuro dos seminários no centro das preocupações pastorais”) e do Conselho Pastoral Diocesano (“Acompanhar e integrara todos”) ocorridas em novembro, elaboradas pelo Secretariado Permanente do primeiro e pela Comissão Permanente do segundo.
Em “Secretariados”, publica-se o texto programático do Centro de Cultura Católica para o ano pastoral 2018/2019, sob o lema “Discípulos formados para a missão, em que também se dá conta da sessão solene de início de ano, onde Emanuel Brandão de Sousa falou sobre “D. António Ferreira Gomes: Um pastor plenamente conciliar e à altura do seu tempo” e o Bispo do Porto entregou os diplomas aos alunos que finalizaram os seus cursos.

Na secção “Estudos”, a revista reúne um texto de Joaquim Domingos da Cunha Areais sobre “O ambiente histórico, cultural e religiosos da comunidade joanina influente na génese do Quarto Evangelho” e a intervenção de Adelino Ascenso na recoleção de Advento que o Seminário Maior do Porto organizou para o clero, sob o título “O Samaritano na periferia”.

Em “Figuras e factos”, dá-se destaque ao cinquentenário do Seminário do Bom Pastor com um texto de D. João Miranda Teixeira, reitor ao tempo da abertura do Seminário, e outro de Jorge Teixeira da Cunha, que integrou a comissão organizadora das celebrações, referindo-se às mesmas. A secção ainda colhe um texto biográfico sobre D. João de França Castro e Moura, bispo do Porto entre 1862 e 1868, por ocasião dos 150 anos da sua morte.

Em “Livros”, publicam-se o prefácio de D. Manuel Linda à dissertação de doutoramento de Emanuel Brandão de Sousa intitulada “Pensamento e ação pastoral de D. António Ferreira Gomes (1969-1982): Receção pastoral do Concílio Vaticano II na Diocese do Porto”; a recensão de Renato Pereira à edição espanhola da obra de John O’Malley sobre o II Concílio do Vaticano (Qué pasó en el Vaticano II?, Santander: Sal Terrae, 2012); e a tradução portuguesa da introdução e do posfácio do estudo realizado sobre o questionário “online” da preparação da Assembleia do Sínodo dos Bispos de 2018 (“Il mondo delle nuove generazioni attraverso il questionário online”, Città del Vaticano: LEV, 2018).

A revista encerra-se com “Registos – Cúria Diocesana”, referindo os sacerdotes falecidos e as nomeações referentes ao período. A assinatura anual, que integra três fascículos, pode ser realizada, pelo valor de 35 €, para o seguinte endereço: Igreja Portucalense | Casa Episcopal | Terreiro da Sé | 4050-573 PORTO

O fascículo avulso tem um custo de 12,50 €.

Tel. 22 339 23 30 | Fax 22 339 23 48 – igrejaportucalense@diocese-porto.pt