Procissão da Luz. Bispo do Porto: não à violência doméstica

D. Manuel Linda pediu o fim da violência contra as mulheres e dos abusos contra crianças e adolescentes. Elogiou a força das atitudes de coragem das mulheres, lembrando o exemplo de Maria, mãe de Jesus, que parte para ajudar a sua prima Isabel.

A Luz da esperança e da devoção percorreu o centro da cidade do Porto na noite quente de 31 de maio. Naquela que é, desde 2010, uma iniciativa das paróquias e igrejas do Porto, as ruas cidade invicta encheram-se com mais de um milhar de fiéis rezando e cantando e levando em ombros a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Após um momento de oração na Igreja da Trindade e a transmissão da Luz nas velas dos fiéis, a Procissão na cidade da Virgem saiu da Igreja da Trindade, seguindo pelos Aliados e ruas Formosa, Santa Catarina e Passos Manuel regressando, de novo pela Avenida dos Aliados, à Igreja da Trindade. Aí, no exterior da Igreja, antes da bênção final, D. Manuel Linda dirigiu umas breves palavras à multidão que preenchia por completo o largo entre a Igreja da Trindade e o edifício da Câmara Municipal do Porto.

O bispo do Porto fez um veemente apelo ao fim da violência doméstica declarando: “Que todas as violências domésticas desapareçam”! D. Manuel Linda referiu a violência contra as mulheres, mas também os abusos contra as crianças e os adolescentes. “Não queremos mais crimes” – declarou.

D. Manuel Linda recordou que muitas mulheres são oprimidas “no mundo do trabalho” mas, às vezes, também “no ambiente familiar” e apelou: “Que não haja mais casos de violência doméstica”.

 

Na sua alocução, o bispo do Porto começou por recordar ser Maria o exemplo do que “é ser discípulo missionário” e destacou que naquele dia 31 de maio a Igreja comemorava a Festa da Visitação de Maria à sua prima Isabel. A mãe de Jesus “fez três dias de viagem passando por locais perigosos” – frisou – mas não perdeu tempo a pensar nos perigos e foi. A este propósito, D. Manuel Linda aproveitou para dar os parabéns às mulheres pois sabem exercitar muito bem as atitudes de ir em ajuda de quem precisa e de ter a força para enfrentar os perigos. Porque “as mulheres são fortes” – declarou.

O bispo do Porto agradeceu o testemunho público de todos os que participaram nesta celebração de fé, em particular, aos mais jovens que estiveram em grande número nesta Procissão da Luz. Especial participação de acólitos e escuteiros.

No final, o Cónego Fernando Milheiro, vigário da Vigararia de Porto Nascente, agradeceu a todos as autoridades e instituições que colaboraram na organização deste evento. Lembrou também a participação ativa de todas a comunidades da cidade do Porto, salientando o especial empenho da Paróquia da Senhora da Conceição e do pároco, padre Rubens Marques.

De destacar que a Câmara Municipal do Porto colaborou com o som e a segurança, e as duas Vigararias do Porto cuidaram da oração, cânticos e Andor de Nossa Senhora de Fátima.

(RS)