Gaia Norte. Visita Pastoral: D. Manuel Linda esteve na Paróquia de Valadares

Durante o mês de maio e prolongando-se pelos primeiros dias de junho, os Senhores Bispos do Porto estarão de visita pastoral à Vigararia de Gaia Norte.

O sentido da visita pastoral é uma modalidade confirmada com a qual o Bispo mantém contacto pessoal com o clero e com o povo de Deus. É também ocasião de avivar energias, de agradecer e de encorajar. É por isso uma experiência de comunhão – da comunidade reunida à volta do seu pastor. Essa comunhão torna-se mais visível com a presença dos vários Senhores Bispos em conjunto na Vigararia – foi dito na apresentação vicarial em 3 de maio passado.
Assim e durante quase três dias, o Senhor Dom Manuel Linda esteve de visita pastoral à Comunidade Paroquial de Valadares, que tem na orientação da sua caminhada pastoral o Senhor Padre Emanuel Brandão, que atualmente também desempenha as funções de Vigário da Vara.

Na sexta-feira, dia 10 de maio, foi a visita a algumas das instituições publicas, bem como, o encontro com algumas das empresas que constituem o tecido industrial desta vila de Vila Nova de Gaia. Mais ao fim da tarde foi tempo de estar e de visitar os doentes, aqueles a quem Dom Manuel chamou “los mayores”, exultando todo o valor que a sua vida representa e representará, servindo não só de exemplo para os mais novos mas também de testemunho e de memória. Mas foi na celebração da Eucaristia na Igreja paroquial que Dom Manuel Linda fez um apelo aos Avós chamando-os e pedindo-lhes para terem um papel ativo de envolvimento com os netos, sendo para estes exemplos firmes na fé.

Esta Eucaristia foi ainda momento para que cerca de 50 pessoas recebessem o Sacramento da Santa Unção – Sacramento de cura, de graça especial para que aqueles que se sentem mais fragilizados possam sentir força renovada em Jesus Cristo.

O dia de sexta-feira terminou com um jantar convívio com as entidades e autoridades públicas tendo sido convidado o Orfeão de Valadares para encerrar este primeiro dia de visita com um concerto, tendo sido interpretados vários temas musicais com o elevado profissionalismo que esta associação já nos habituou.
O dia seguinte foi dedicado ao encontro com as forças vivas da Paróquia. Após almoço partilhado que reuniu cerca de 180 pessoas, houve lugar para a Assembleia Paroquial onde o Senhor Dom Manuel Linda conheceu e tomou contacto com a realidade pastoral da Paróquia de Valadares. Por um elemento do Conselho Paroquial Permanente foi apresentado um slide – show de todas as estruturas paroquiais existentes com os seus objetivos e planos de ação pastoral.

Após esta apresentação foi tempo de escutar a palavra do Senhor Bispo e esta constituiu-se essencialmente pelo reconhecimento que cada grupo pastoral tem o seu objetivo e todos são igualmente importantes, sendo todos necessários para a dinâmica paroquial. Como desafio deixou-nos vincada a necessidade de uma Igreja Missionária, onde é preciso ir ao encontro dos outros.

Seguiu-se um encontro com os crismandos e a celebração da Eucaristia das crianças, tornando assim possível o contacto com as crianças da catequese e os seus pais. Foi ainda neste dia que visitou o agrupamento de Escuteiros de Valadares que é constituído por 56 elementos distribuídos pelos seus quatro setores; Presidiu na Capela do Divino Salvador da Praia á Eucaristia das 18h30m. Terminou o dia de sábado com um encontro no Seminário da Boa Nova.
Domingo, último dia de visita, foi recebido pelas forças vivas da paróquia, que pela sua visita elaboraram um bonito tapete de flores que emoldurou a entrada principal da Igreja Paroquial. Presidiu á Eucaristia, onde 28 adultos e 7 jovens receberam o Sacramento do Crisma.

Como mensagem o Senhor Dom Manuel Linda deixou à paróquia de Valadares algumas reflexões no final desta visita que chamou de Missionária, pois houve encontro de várias pessoas, houve lugar à oração e à formação. Realçou a necessidade de sermos uma paróquia em saída

“É preciso ir ao encontro dos outros, dizia, no nosso tempo temos muitas pessoas que se esqueceram de Jesus e portanto temos a obrigação de ir ao encontro deles, com muita simpatia e com alegria” fazendo depois a comparação com o pastor que olha e guarda o seu redil ou como a mãe que protege o seu filho, enquadrando esta mensagem com o tema da liturgia deste domingo – Domingo do Bom Pastor.

Que os cristãos de Valadares sintam que têm um pastor e saibam ser cristãos felizes com alegria e felicidade de forma a que sejam exemplo para todos os outros.

(inf: Paróquia de Valadares)