
-feira, quando, de carro, saio de casa cedo. Já vem da feira com dois sacos de plástico nas mãos, são as compritas que vai fazer. Mais baratas. Outras vezes com duas sacas também de plástico, vejo-a a sair de um dos tantos supermercados que existem na zona de Pedras Rubras.
Por Joaquim Armindo
Pequenina, já foi mais alta, agora lá vai, com um sorriso na alma. Meia curvada pela força dos anos, também é caraterizada pelas suas pernas curvas. Como um arco de flecha. Não a vejo com meias de descanso, mas vem calçada. As pernas objetivam aquilo de que sofre visivelmente – invisível, pode sofre mais –, as varizes são muito salientes, direi que em vez de pernas com varizes, são mais varizes em uma perna. Não tem cara de quem se queixe, mas de quem sabe que está na vida, e que a sua vida é uma oração de dor.
Não deve perceber de leis da estática, mas coloca sempre as duas sacas, fazendo balança e assim equilibrando o corpo, franzino e de varizes em perna curvas. Esta senhora das pernas curvas, certamente vai cedo às compras, para fazer o almoço para alguns netitos. E tem de começar cedo. Sempre foi assim. Com certeza até serve os seus filhos e noras ou genros, com as compras que deliciadamente entrega em casa, talvez com protestos dos netos ou filhos que queriam outras. Mas que se levantam da cama depois dela chegar. Deve ser carinhosa para eles e “coitados-são-novos”. Não conhece essas coisas dos “feminismos”, e até nem sabe para que se fala nisso, aliás, nem sabe o que isso quer dizer. Ela caminha com as suas compras para servir os outros, e nunca para se servir.
A senhora das pernas curvas, certamente irá a todas as reuniões da catequese dos seus netos. Quando vai falar com o senhor padre vai antes um bocadinho das horas que estão marcadas na vitrina da paróquia. Terças – feiras das 18H00 às 18H50, às 19H00 missa, todas as semanas, exceto nas férias. Há uma coisa imprescindível rezar o terço e um pai-nosso pelo marido que já terá falecido. Será assim a senhora das pernas curvas. Férias, ó menino o que é isso?
E a nossa Igreja que tem a ver com tudo isto? Escrevo cada uma!