D. Manuel Linda saúda o novo bispo de Vila Real

Publicamos aqui a mensagem de saudação e agradecimento do bispo do Porto ao novo bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo:

Para dotar a vizinha Diocese de Vila Real de um novo Pastor, Sua Santidade o Papa Francisco escolheu o, até agora, Bispo Auxiliar desta Diocese do Porto, o Ex.mo e Rev.mo Senhor D. António Augusto de Oliveira Azevedo. Agradecemos ao Santo Padre a confiança que lhe mereceu mais um clérigo desta nossa grande Diocese.

Simultaneamente, todos nós, fiéis do Porto, queremos dar os parabéns ao senhor D. António Augusto, pois, usando as palavras da liturgia, “foi considerado digno” de presidir a esta Igreja Irmã de Vila Real, historicamente relacionada com a do Porto a muitos títulos, mas fundamentalmente na formação inicial e contínua do seu clero. Agradecemos-lhe, também, o muito que o novo Bispo diocesano deu a esta Diocese donde é natural: como Pároco zeloso, empenhado formador do Seminário, dedicado docente e capelão da Universidade Católica e, ultimamente, solícito e prestimoso Bispo Auxiliar.

Que a graça e a bênção do Bom Pastor acompanhem o Senhor D. António Augusto no exercício pastoral. Que o seu novo ministério seja coroado com o dom da felicidade. E que estas duas Dioceses Irmãs estreitem ainda mais os laços de fraternidade e colaboração que as caracterizam.

+ Manuel Linda

Bispo do Porto

 

D. António Augusto nasceu a 14 de junho de 1962 em S. Pedro de Avioso no concelho da Maia e foi ordenado presbítero a 13 de julho de 1986 na Catedral do Porto.

Nos dois primeiros anos de sacerdócio foi Vigário Paroquial de Santo Tirso (1986-1988), assumindo função de Capelão Militar na Força Aérea em 1988. Torna-se Conselheiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora em 1989.

De 1990 a 2000 ocupou as funções de Pároco de Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia, acumulando este múnus com a Assistência da Pastoral Operária do Porto (LOC e JOC), de 1998 a 2000.

Foi docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa desde 2003, tornando-se em simultâneo Prefeito e Professor no Seminário Maior do Porto.

Exerceu o cargo Juiz do Tribunal Eclesiástico do Porto desde 2004, ano em que assumiu a Capelania do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (2004-2012). Em 2005 assumiu o serviço de Assistente Diocesano do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM).

Foi nomeado Reitor do Seminário Maior do Porto em 2012 e responsável pelo acompanhamento dos Padres Novos em 2015.

Como bispo auxiliar do Porto (2016-2019) assumiu o acompanhamento pastoral da região Sul e foi o responsável pela Peregrinação Diocesana a Fátima em setembro de 2017.