Eduardo Lourenço vai ser homenageado na Feira do Livro do Porto

Foto: Público

O Professor jubilado, filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço foi escolhido como o autor a homenagear pela edição deste ano da Feira do Livro do Porto, que terá o escritor Nuno Artur Silva como comissário, e que se realizará, como nos anos anteriores, nos jardins do Palácio de Cristal entre os dias 6 e 22 de setembro de 2019.

Eduardo Lourenço, nascido em 23 de maio de 1923, completa nesse dia 96 anos, é considerado como um dos nomes maiores do pensamento português, “portador de um olhar sempre diferente e inquietante sobre os problemas de que se ocupa”, pela “pluralidade de interesses” e pela “imensidão de uma cultura que não se entrincheira em redutos de erudição”, como descreveu Eduardo Prado Coelho.

Eduardo Lourenço foi professor em diversas universidades, sempre com intensa atividade entre a crítica literária e a escrita ensaística. Entre as suas obras sobressaem “O Labirinto da Saudade”, “Nós e o futuro” e “Tempo de Poesia”. A Fundação Calouste Gulbenkian publica as suas “Obras Completas”. Está liga à cidade do Porto, onde viveu anos da infância.