Apresentação de Visita Pastoral: encontrar as pessoas de Gaia Norte

Com o objetivo de “encontrar” os “homens e mulheres de boa vontade”, foi dado início, na sexta-feira 3 de maio à Visita Pastoral do bispo do Porto e seus bispos auxiliares na Vigararia de Gaia Norte.

texto e fotos Rui Saraiva

No Centro Paroquial de Mafamude decorreu a apresentação oficial da Visita Pastoral num auditório repleto de representantes das paróquias e comunidades desta Vigararia. Um momento de especial comunhão e de informação dos objetivos deste tempo de contacto do episcopado do Porto com os gaienses da zona Norte.

Com D. Manuel Linda, bispo do Porto, estiveram nesta apresentação os bispos auxiliares D. Pio Alves, D. António Augusto Azevedo e D. Armando Domingues. Esta apresentação foi organizada pelos Vigário de Gaia Norte, padre Emanuel Brandão, pároco de Valadares, apoiado pelo Vigário Adjunto Cónego Jorge Duarte, pároco de Mafamude, paróquia que acolheu este evento.

Na conferência de imprensa que antecedeu a apresentação, D. Manuel Linda afirmou que este momento de Visita Pastoral é significativo pela “presença do bispo com as “gentes” nos seus “vários contextos” de vida e de trabalho. “Muitos, porventura, nem sequer são cristãos” – assinalou – mas esse é também um dos objetivos desta Visita Pastoral encontrando as pessoas nas estruturas sociais, políticas, desportivas e culturais da região. 

A propósito da reflexão que está ser feita na diocese do Porto sobre o trabalho pastoral no meio urbano, que tem esta semana mais uma reunião e na qual estão incluídas as paróquias de Gaia Norte, o bispo do Porto disse aos jornalistas presentes, que “esta visita pode ser um laboratório de ensaio” para eventuais ideias a propor sobre a pastoral no Porto e Gaia Norte.

De sublinhar ainda que esta será a última Visita Pastoral com o modelo que tem vindo a ser seguido e através do qual todos os bispos auxiliares visitam a mesma zona onde vai o bispo do Porto. A partir da próxima Visita Pastoral, que ainda não tem data ou destino definido, será aplicado um novo modelo onde cada bispo auxiliar é responsável por uma Região Pastoral. Assim, D. Pio Alves é responsável pela região pastoral Porto e Norte, D António Augusto Azevedo por Gaia e Sul e D. Armando Domingues pela região Nascente.

Desta forma, este modelo permite que o bispo do Porto possa estar em todas as zonas, sendo que os bispos auxiliares podem fazer de “forma direta” as visitas pastorais, promovendo um “acompanhamento direto” e próximo da região que lhe foi confiada – salientou D. Manuel Linda.

Publicamos aqui o calendário desta Visita Pastoral à Vigararia de Gaia Norte que terá um momento muito especial no dia 4 de junho com um Encontro com o mundo da Cultura pelas 21.30h na Casa Museu Teixeira Lopes e a Festa de Encerramento no domingo dia 9 de junho no Pavilhão Municipal da Lavandeira.

D. Manuel Linda:

06/05 a 12/05: Valadares

13/05 a 19/05: Mafamude

 

D. Pio Alves:

06/05 a 12/05: Santa Marinha

13/05 a 19/05: Afurada

20/05 a 26/05: Candal

27/05 a 02/06: Canidelo

 

D. António Augusto Azevedo:

13/05 a 19/05: Vilar de Andorinho

20/05 a 26/05: Avintes

27/05 a 02/06: Oliveira do Douro

 

D. Armando Domingues:

06/05 a 12/05: Santo Ovídio

13/05 a 19/05: Madalena

20/05 a 26/05: Coimbrões

27/05 a 02/06: Vilar do Paraíso

(RS)