D. Manuel Linda e a Comunidade Judaica do Porto visitaram o Lar das Irmãzinhas dos Pobres

O bispo do Porto, na sexta-feira dia 26 de abril, visitou a Comunidade Judaica do Porto, em modo de agradecimento da visita que esta Comunidade fez ao Paço Episcopal no passado dia 17 de setembro de 2018. De seguida alguns membros da Comunidade Judaica estiveram com o bispo do Porto no Lar das Irmãzinhas dos Pobres oferecendo um donativo.

Por Rui Saraiva

Amizade e diálogo inter-religioso

D. Manuel Linda, acompanhado pelo Ecónomo da diocese, padre Samuel Guedes, encontrou-se com alguns membros da Comunidade Judaica do Porto. Ygal Dias Ben Zion, Eliran Graedge e Michael Rothwell foram alguns dos membros presentes. De referir que Ygal Dias Ben Zion é o Presidente da Direção da Comunidade Judaica do Porto, sendo a sua família originária da comunidade judaica portuguesa de Esmirna.

O encontro teve lugar nas futuras instalações do Museu Judaico do Porto, sito na Rua Guerra Junqueiro, em frente à Sinagoga do Porto, conhecida pelo nome Kadoorie Mekor Haim e que é a maior da Península Ibérica. Na agenda desta visita o aprofundamento das relações de amizade e o diálogo inter-religioso.

Partilha e donativo

Como forma de concretizar as boas relações existentes, a Comunidade Judaica do Porto acompanhou nessa tarde o bispo do Porto numa visita ao Lar das Irmãzinhas dos Pobres na Rua do Pinheiro Manso junto à Avenida da Boavista. Nessa visita foi entregue a esta instituição um donativo de 5000 euros que a Comunidade Judaica tinha endereçado à diocese do Porto e que D. Manuel Linda pediu para ser atribuído a esta importante instituição que cuida de 62 idosos.

Esta comunidade religiosa, com a ajuda de 35 funcionários, consegue manter esta instituição apenas através de donativos e das benfeitorias de tantos amigos e instituições num trabalho que se iniciou em finais do século XIX. A ajudar no acolhimento desta visita esteve um voluntário da instituição, o psicólogo Luís Filipe Antunes.

“Um milagre todos os dias”

De recordar que foi recentemente realizado um documentário sobre esta instituição, ao qual a VP deu amplo destaque, com o título original “Um milagre todos os dias”, da autoria de Henrique Manuel Pereira numa produção dos alunos da Escola das Artes da Universidade Católica na Porto.

Ainda sobre as relações da diocese e do bispo do Porto com a Comunidade Judaica do Porto, recordamos que foi assinado por ambas em setembro de 2018 um protocolo de amizade e cooperação. Segundo refere o articulado do protocolo, é intenção comum de ambas as comunidades, Católica e Judaica, no Porto, procurarem uma “colaboração na área social” assumindo o compromisso de cooperar em “obras assistenciais conjuntas”.