
Nesta Quinta-Feira Santa, 18 de abril, destaque para a Missa que o Papa Francisco celebrou no Instituto Penitenciário de Velletri nos arredores de Roma.
Sejam irmãos no serviço, não na ambição: palavras do Papa Francisco ao celebrar a missa da Ceia do Senhor.
O Instituto Penitenciário de Velletri é uma estrutura que acolhe atualmente 577 pessoas, considerada de segurança média. Os estrangeiros são cerca de 60% da população prisional.
Antes de proceder ao rito do lava-pés, o Pontífice pronunciou a sua homilia falando da origem do gesto.
Naquela época, não havia asfalto, portanto cabia aos escravos lavarem os pés dos patrões e dos hóspedes – lembrou Francisco.
“ E Jesus faz este gesto: lavar os pés. Ele faz o gesto do escravo: Ele que havia todo o poder, que era o Senhor, faz o gesto do escravo e depois aconselha todos a fazerem este gesto: sirvam uns aos outros, sejam irmãos no serviço, não na ambição de quem domina o outro ou espezinha o outro. Não. Serviço” – disse o Papa.
O Papa lavou os pés a 12 reclusos: um brasileiro, um da Costa do Marfim, um de Marrocos e nove italianos.
Foi a quinta vez o Papa celebrou a Missa da Ceia do Senhor em um Instituto Penal. Em 2013, Francisco foi à Prisão de Menores de Casal del Marmo, em 2015 na Instituto Prisional de Rebibbia, em 2017 no presídio de Segurança Máxima de Paliano e no ano passado na Prisão de Regina Caeli.
(inf: Vatican News)