
Em Visita Pastoral à Vigararia de Amarante, o bispo auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues, esteve nos dias 28, 29, 30 e 31 de Março, nas Paróquias de Olo e Vila Chã do Marão administradas, desde 1964, pelo Padre Manuel Silva Santos.
O cumprimento do programa iniciou-se do dia 28, na freguesia de Vila Chã do Marão, com a visita aos doentes e idosos e às diversas coletividades, nomeadamente: Associação Sorrir Para a Vida, Parque de Lazer, Centro Local de Animação e Promoção Rural (CLAP), onde foi servido um lanche, com a participação dos utentes e convidados, e, finalmente, o Parque Desportivo que tem o nome de Padre Manuel Silva Santos como justa homenagem ao seu gosto pelo Desporto e pela sua preocupação com os tempos livres dos jovens.
No dia 29, D. Armando Domingues depois de ter sido recebido, de forma entusiástica, na freguesia de Olo, visitou os doentes e idosos e reuniu com as forças vivas, religiosas e civis da Paróquia. Foi, depois, recebido, pelos autarcas, nas instalações da Junta de Freguesia, tendo sido proferidos discursos de circunstância.
No final, foi servido um lanche convívio, seguido de uma breve visita às instalações da Associação Cénica e Recreativa. No dia seguinte, sábado, em Vila Chã do Marão, o Bispo Auxiliar do Porto, reuniu com todas as crianças, catequistas e pais e celebrou, com os mesmos, a Eucaristia.
No final da missa, houve um encontro com os 23 crismandos que iriam receber o Sacramento da Confirmação. Em breves palavras, D. Armando pediu-lhes que procurem ser verdadeiros e autênticos missionários no anúncio do Evangelho. Após esta reunião, iniciou-se um encontro com os responsáveis dos Movimentos Religiosos da Paróquia a quem, também, D. Armando deixou uma palavra de gratidão pelo empenho e dedicação que cada um dá ao serviço da Igreja. Ao fi m da tarde visitou, ainda, as instalações da Junta de Freguesia, cumprimentando os seus autarcas, terminando com a sua presença num lanche muito participado por todos.
No Domingo, dia 31, o Bispo Auxiliar do Porto, presidiu às cerimónias religiosas de Olo e Vila Chã do Marão. Em ambas, D. Armando Domingues agradeceu ao senhor Padre Santos todo o trabalhado realizado ao longos dos cinquenta e cinco anos que leva de sacerdócio naquelas Paróquias. E pediu aos seus paroquianos que continuem a ajudá-lo nesta missão, nomeadamente para os Conselhos Paroquiais Para os Assuntos Económicos que zelem pelo património religioso, cuidando, particularmente, da residência paroquial de Vila Chã do Marão que precisa, com urgência, de obras de beneficiação.
Por último, agradeceu a calorosa receção com que o receberam, enviando um abraço fraterno para todos, reafirmando que gostou muito das Visitas Pastorais que efetuou naquelas Paróquias. As comunidades de Vila Chã do Marão e Olo, agradecem a D. Armando Domingues a forma afável e atenciosa que demonstrou, com todos, durante a Visita Pastoral.
(inf: António Gabriel)